Pólo de Tecnologia de Pato Branco vai receber mais quatro empresas pré-incubadas 24/04/2008 - 15:54

A secretária de Estado Lygia Pupatto, da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, o diretor superintendente do Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento - Lactec, Aldair Rizzi, e o reitor Éden Januário, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), participam na próxima quarta-feira, 30, da solenidade de assinatura de contratos de hospedagem de quatro novas empresas. Trata-se de projetos pré-incubados de empresas a serem instaladas no Pólo de Tecnologia do Lactec, em Pato Branco, Sudoeste do Paraná.
As novas empresas farão parte da Incubadora Tecnológica, viabilizada por meio do convênio firmado em 2007 e que envolve a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), o Lactec e a UTFPR.
“As diversas parcerias firmadas desde 2003 pelo Governo do Estado, Seti, Lactec e Tecpar com a UTFPR/Cefet, Iapar e outras instituições em Pato Branco, cujos investimentos somam mais de R$ 6 milhões, foram ações que permitiram implantar inúmeros laboratórios, proporcionando, por exemplo,  que fossem criados os três novos cursos de engenharias em 2006 e um mestrado na área da agronomia. Agora, tais parcerias permitem que sejam assinados os primeiros quatro contratos de hospedagem de empresas na Incubadora Tecnológica”, disse Aldair Rizzi
Segundo o diretor superintendente do Lactec, outras empresas serão incubadas nesse espaço. “Também será inaugurado nos próximos dias um importante Laboratório de Radiofreqüência e Compatibilidade Eletromagnética, que atenderá toda a região Sul do país”, informou Rizzi.
Também participarão da solenidade, representantes da Faculdade Mater Dei, Fadep, Prefeitura Municipal de Pato Branco e do Sebrae.
Tecnologia em construção
     Um convênio firmado em novembro de 2003, entre o Governo do Paraná/Seti, o Lactec, a Universidade Federal do Paraná (UFPR), a UTFPR e a Prefeitura de Pato Branco, repassou R$ 370 mil para a implantação do Centro de Biotecnologia Agroindustrial do Paraná (Cenbapar). O projeto, que incluiu também a Universidade de Marselha-França e a Unesco, teve como objetivo o desenvolvimento de atividades na transferência de tecnologia ao setor produtivo, através da geração de novos produtos de alto valor comercial, entre os quais as enzimas, os hormônios vegetais (que coordenam e integram os processos de crescimento das plantas), e os bioinseticidas, utilizados no controle biológico de insetos-praga nas plantas, como por exemplo, na soja orgânica.
A partir de 2005, o processo foi fortalecido com a constituição da Incubadora de Agronegócios, por meio de um convênio firmado entre a SETI e a FUNTEF (Fundação da UTFPR) no valor de R$ 256 mil. O projeto contemplou a formação de recursos humanos, serviços de consultoria, visitas de parceria e locais de prospecção tecnológica, equipamentos laboratoriais (biotecnologia), de informática, mobiliário, material de divulgação e outros serviços. Ainda em 2005, foi firmado convênio no valor de R$ 100 mil entre a SETI e a FUNTEF para a construção de um projeto moderno e regionalmente adaptado para o Parque Tecnológico de Pato Branco.
Em 2007, um terceiro convênio entre Seti, Lactec e UTFPR, permitiu a implantação da linha de incubação de Tecnologias Integradas, envolvendo principalmente os novos cursos de Engenharia da UTFPR. Os recursos no valor de R$ 420 mil, foram destinados à construção de laboratórios nas áreas Elétrica e Eletrônica, Informática e Eletromecânica, compra de equipamentos de informática e mobiliário para atender as empresas e projetos incubados, bolsas para o custeio de alunos durante as fases de pesquisa e hospedagem no Hotel Tecnológico e outros serviços voltados ao fomento da cultura empreendedora e transferência tecnológica, envolvendo docentes e discentes do Sudoeste paranaense.
Em maio de 2007, o Lactec cedeu à UTFPR o prédio central do Pólo de Tecnologia, em regime de comodato. Com 1.787m², o prédio foi destinado à instalação de incubadora, com espaço para colocação de até 15 empresas de base tecnológica e das áreas de agroindústria e engenharias, contemplando os três cursos superiores de engenharia da UTFPR. O objetivo é dar suporte para que as empresas instaladas possam desenvolver suas pesquisas, criar novos produtos, desenvolver novas tecnologias e gerar empregos.
No início de 2008, o projeto Empreendimentos Tecnológicos foi aprovado pela SETI. Tendo como foco principal o fomento à cultura empreendedora, o total do projeto será de R$ 38 mil. O convênio a ser firmado vai contemplar a formação de recursos humanos por meio de cursos e eventos, visitas de parceria e locais de prospecção tecnológica, equipamentos de informática, serviços de consultoria e outros focados em eventos de fomento à cultura empreendedora e formação de incubados para a gestão empresarial, tecnologia e inovação.

Data: quarta-feira, 30 de abril
Hora: 08h00 -    Café da manhã;
08h30 -    Abertura da solenidade;
- Assinatura dos Contratos de Hospedagem dos novos projetos no Hotel Tecnológico;
- Visita às instalações da Incubadora Tecnológica localizada no Prédio da Administração do Lactec – Pólo de Tecnologia.
Local: Pólo de Tecnologia - Centro de Convivência – Pato Branco – PR.