Prazo para propostas ao programa Universidade Sem Fronteiras é ampliado 17/08/2007 - 10:10

Por solicitação das instituições estaduais e federais públicas de ensino superior, a Coordenadoria de Ensino Superior da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior ampliou em uma semana o prazo de apresentação de propostas para o programa Universidade sem Fronteiras. O prazo para o envio de propostas por correio foi estendido até 22 de agosto.
O programa prevê um investimento de R$ 10,3 milhões em 164 projetos e 1.394 bolsas para estudantes de graduação, profissionais recém-formados de nível superior e para orientadores. “Mais do que a concretização do compromisso do Governo do Paraná com a educação pública, o programa representa um mecanismo para que a universidade pública, seus professores e seus estudantes superem os limites”, diz a secretária Lygia Pupatto, da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.
Os editais estão disponíveis no endereço xoops.celepar.parana/migracao/seti. A previsão é que 5 mil estudantes das instituições estaduais de ensino superior do Paraná sejam inseridos em atividades de extensão universitária, em municípios com baixo índice de desenvolvimento econômico (IDH) ou em bairros da periferia das grandes cidades que apresentem problemas de desagregação social e econômica.
“A grande responsabilidade de um sistema como o nosso é formar o cidadão. Queremos fazer a ligação da ciência e da tecnologia com nossos alunos, para que atuem em programas de extensão naquelas regiões que mais precisam do Estado”, explicou Lygia. O programa foi elaborado a partir de indicadores sociais e econômicos do Ipardes.
O trabalho de extensão será feito por meio de quatro subprogramas, proporcionando bolsas de extensão universitária: Apoio às Licenciaturas, Incubadora dos direitos sociais, Apoio à Agricultura Familiar e Apoio à Pecuária Leiteira.
O subprograma de “Apoio às Licenciaturas” convida os professores dos 124 cursos de licenciaturas das universidades e faculdades públicas do Paraná a elaborar projetos de atuação, envolvendo estudantes e professores das redes de ensino superior e básico. Temas como educação ambiental, violência, inclusão escolar, sexualidade, drogas, preconceito, ética, dentre outros que afligem as comunidades no entorno de escolas serão discutidos, de forma a confrontar os licenciandos com questões que interferem na relação ensino/aprendizagem.
O subprograma “Incubadora dos Direitos Sociais” visa a atuação das instituições de ensino superior na concretização de políticas públicas direcionadas para o estabelecimento de redes sociais de proteção aos setores marginalizados da população, especialmente crianças e adolescentes em situação de risco. O novo programa beneficia-se de experiências inovadoras implementadas pelo Governo Requião, por meio de iniciativas como, por exemplo, o programa Cidadão Profissional e o Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE), da Secretaria de Estado da Educação.
O subprograma de “Apoio à Agricultura Familiar” se caracterizará pelo apoio a ações específicas de intervenção com o objetivo de fortalecer a transferência e universalização da pesquisa desenvolvida nas universidades e instituições de pesquisa públicas do Estado, para atender as demandas de melhoria tecnológica nos processos produtivos da agricultura familiar.
O subprograma de “Apoio à Pecuária Leiteira” caracteriza-se pelo apoio ao Programa Estadual da Pecuária Leiteira, a ser implementado pelo Governo do Estado, através da inserção de bolsistas das universidades públicas em projetos que visam o desenvolvimento e fortalecimento da pecuária leiteira do Paraná.