Programa Patronato UEPG registra ações para público-alvo
16/02/2016 - 10:28

O Programa de Extensão Patronato de Ponta Grossa – UEPG iniciou, na sexta-feira (12), estendendo-se nesta semana um conjunto de atividades. A organização do evento visa contribuir com a formação e aprimoramento técnico-profissional da equipe do programa, para melhoria do atendimento prestado ao seu público-alvo. Neste aspecto, o programa presta atendimento jurídico, pedagógico, psicológico e social aos egressos do sistema prisional, beneficiados com a progressão para regime aberto, liberdade condicional e prestação de serviços à comunidade.

Também atende autores de crimes de menor potencial ofensivo, que em transação penal propostas pelo Ministério Público e homologadas pelo Poder Judiciário, são beneficiados com alternativas penais. Ainda se volta para oriundos de acordos de conciliação, mediação e técnicas de justiça restaurativa. Integram a equipe do programa advogados, assistentes sociais, psicólogos, pedagogos e estagiários dessas mesmas áreas e da área de administração. A professora doutora Gisele Alves de Sá Quimelli, vice-reitor da UEPG, participou da solenidade de abertura dos trabalhos do evento.

Presença nos Trabalhos

Ao longo dos trabalhos do evento, a programação vai registrar a presença dos coordenadores do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC), da Defensoria Pública e do Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas. Os professores Angela Quadros Mongruel, Marli de Fátima Rodrigues e Vinicius Dart'Artagnan, das áreas de Direito, Pedagogia e Administração da UEPG, respectivamente, também desenvolverão atividades junto à equipe.

As atividades registram, ainda, a contribuição dos profissionais da equipe do programa que, com o auxílio de seus professores-orientadores, proferem palestras no evento com foco no trabalho já desenvolvido pelas áreas da ação extensionista. Registra também a colaboração da Penitenciária Estadual de Ponta Grossa, onde será realizada visita técnica pelos componentes da equipe com intuito de conhecer a realidade do sistema prisional no município.

Sensibilizar e Fortalecer Ações

Para a professora Silmara Carneiro e Silva, do Departamento de Serviço Social da UEPG e coordenadora do Programa Patronato/UEPG, entre outros objetivos, em atividades como esta, tem-se a preocupação em sensibilizar os acadêmicos e profissionais, acerca das diferentes áreas que atuam no programa - e de sua parcela de contribuição para a esfera de execução penal.

“Os eventos dessa natureza contribuem para o fortalecimento das ações do programa, tanto no sentido da melhoria dos serviços prestados à população como para o aprendizado acadêmico e profissional de todos os membros da equipe numa perspectiva de respeito à cidadania e aos direitos humanos”, diz. A professora Silmara observa que, com isso, o que se visa é alcançar os benefícios da extensão universitária, em consonância ao conjunto de trabalhos da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Culturais da UEPG.