Programa Universidade Sem Fronteiras agrada comunidade universitária internacional 18/02/2008 - 18:07

O envolvimento da comunidade universitária, de forma ativa e com incentivo do Governo do Estado, em regiões com baixo índice de desenvolvimento humano (IDH-M) do Paraná, por meio do programa de extensão universitária “Universidade Sem Fronteiras”, atraiu as atenções dos representantes dos países da América Latina e Caribe. Durante o 6º Congresso Internacional de Ensino Superior Havana - Universidade 2008, realizado de 11 a 15 de fevereiro, em Cuba, o programa desenvolvido pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (SETI) agradou reitores, professores e estudantes.
“Os participantes entenderam que, nesse programa, além de entrar com recursos, o Estado e suas instituições de ensino superior também se envolvem ativamente com a comunidade externa”, disse a secretária de Estado Lygia Pupatto, da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, ao retornar daquele país, nesta segunda-feira, 18. Dentre os presentes à conferência que tratou sobre a experiência do Paraná com o maior programa de extensão universitária do Brasil, feita pela secretária no último dia 15, estiveram reitores de universidades latino-americanas, do Caribe e do continente africano. A palestra foi inserida no tema “A extensão universitária e seus aportes concretos para a universalização da universidade” e foi assunto da TV Cubana e de emissora de rádio da Venezuela.
Reunião da Andifes e visita
Com uma agenda repleta de compromissos em Cuba, a secretária Lygia Pupatto participou de várias conferências, junto com representantes dos ministérios de Relações Exteriores e da Educação Superior de países da América Latina e do Caribe. Dentre elas, destaca-se a apresentada pelo brasileiro Frei Betto, frade dominicano, jornalista, antropólogo, filósofo, escritor e educador popular, que reuniu cerca de 500 pessoas no início do congresso. Junto com a coordenadora de Ciência e Tecnologia da SETI, professora Jackelyne Correa Veneza, e com a professora Ângela Louzada Veregue, que integra a equipe do Programa Universidade Sem Fronteiras, a secretária Lygia Pupatto também participou de conferência sobre o tema “A cooperação para a integração superior latino-americana”.
A convite da direção da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES), Lygia participou de reunião no dia 13, junto com reitores das universidades federais brasileiras, da Universidade Estadual do Amazonas e das universidades de Cuba. Da reunião também participaram a vice-ministra do Ensino Superior de Cuba, Aurora Fernández González; a diretora de Relações Internacionais de Cuba, Bárbara Yadira Mellado Pérez; e a secretária geral do Instituto Internacional para a Educação Superior na América Latina e no Caribe (IESALC).
Um dos últimos compromissos da secretária em Cuba foi a visita à Estação Experimental de Pastos e Forragens “Índio Hatuey”, em Matanzas. A convite do diretor de Colaboração, Pós-graduação e Relações Internacionais e pesquisador da instituição, Jesús M. Iglesias Gomes, a secretária Lygia Pupatto conheceu o trabalho desenvolvido nas áreas agrícola e pecuária, assim como os cursos de pós-graduação strictu-sensu (mestrado e doutorado).