Projeto do programa Universidade Sem Fronteiras lança caderno de formação 01/08/2008 - 18:04

Circula a partir desta sexta-feira, 1º de agosto, em edição mensal, o Caderno Limão Rosa, uma publicação do Projeto de Diagnóstico, Prevenção e Erradicação do Trabalho Doméstico Infantil, do Programa Universidade Sem Fronteiras. A publicação tem distribuição gratuita e é dirigida aos conselheiros tutelares municipais dos direitos da criança e do adolescente e educadores do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil dos 19 municípios da região de Guarapuava.
O tema dessa primeira edição é o Estatuto da Criança e do Adolescente, que no dia 13 de julho completou 18 anos de existência. O destaque é para a entrevista com o procurador-geral de Justiça do Paraná, Olympio de Sá Sotto Maior Netto, que atuou na composição do texto do Estatuto em 1990. Concebido através de reflexões da Sociologia da Infância, o Limão Rosa também tem reportagens, artigos e relatos de pesquisa. A tiragem inicial é de 200 exemplares.
O projeto de Diagnóstico, Prevenção e Erradicação do Trabalho Doméstico Infantil é um dos 28 projetos desenvolvidos por estudantes e profissionais recém formados da Unicentro, sob a orientação de professores da instituição, com recursos do Programa Universidade Sem Fronteiras, da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.
Considerado o maior programa de extensão universitária do País, o Universidade Sem Fronteiras envolve quase mil bolsistas estudantes e profissionais recém formados, cerca de 400 professores das universidades e faculdades públicas do Paraná e mais de 120 municípios com baixo Índice de Desenvolvimento Humano. São desenvolvidas ações de 164 projetos nas áreas de apoio às licenciaturas, à pecuária leiteira, à agricultura familiar e de incubadora dos direitos sociais. Também participam do programa cerca de 200 organizações municipais, estaduais e federais. Além dessas áreas, o novo subprograma de Extensão Tecnológica Empresarial, com edital aberto, vai permitir ações junto a pequenas e médias empresas e já tem recursos no valor de mais R$ 6 milhões.