Reitor apresenta projeto da biblioteca da UEPG 26/02/2007 - 15:50

26/02/2007
O reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), professor João Carlos Gomes, comandou nesta segunda-feira (26) uma reunião com os responsáveis dos principais setores administrativos da instituição. O objetivo foi apresentar uma proposta de projeto arquitetônico para as novas instalações da biblioteca universitária do Campus de Uvaranas, de autoria do arquiteto e professor Roque Dantas Sponholz.
Em sua explanação, o reitor afirmou que havia assumido um compromisso de entregar a biblioteca universitária até o final de sua gestão, em 2.010. “Nós estamos trazendo a concepção arquitetônica do professor Roque para ser discutida, porque não podemos perder a oportunidade de termos um trabalho de um professor da casa para ser analisado”.
João Carlos lembrou o tempo em que foi reitor pela primeira vez, quando procurou otimizar as atividades da Biblioteca Central. “Hoje, como continuidade daquele nosso pensamento, manifesto que ficaria muito feliz no momento em que estiver deixando a reitoria, a UEPG venha a ter uma biblioteca que atenda plenamente o interesse e a necessidade da comunidade universitária”.
Por sua vez, Roque disse que na sua concepção uma biblioteca deve ser um ponto de encontro dos acadêmicos com seus respectivos colegas, não somente entre si e o livro, mas também com o autor do livro. Para ele o formato do projeto é de um livro estilizado como se estivesse esparramado, pendendo para uma idéia inovadora.
“Entendo que, numa biblioteca igualmente, podem ser realizadas outras atividades sem que isso interfira no seu funcionamento normal”, opinou. Em vista disso, foi criado um auditório, um local para encontro dos leitores, locais confortáveis para empréstimo de livros e leitura e de trabalho para as bibliotecárias.
“Pensamos num prédio em sentido horizontal para facilitar o acesso de qualquer pessoa (incluindo as com necessidades especiais), onde serão eliminadas quaisquer tipos de escadas”, enfatizou.
Roque concebeu a biblioteca para ser construída em três fases. A primeira fase teria aproximadamente 1500m2, a segunda 1080m2 e a terceira, que inclui o auditório, 500m2, totalizando 3111m2, explicou. A obra, depois de concluída, terá todo o tratamento paisagístico ao redor de sua área.
Fazendo uma avaliação sobre a receptividade à sua idéia, Roque entendeu como positiva, ressalvando que, logicamente, deve-se atentar para detalhes de funcionamento, assunto que será discutido com as profissionais da área, com vistas às adequações necessárias. “Fico feliz porque pude perceber que meu projeto agradou a todos e depois dos detalhes acertados acredito que a obra poderá ser totalmente aprovada”, avaliou.