Reitor da UEPG assume presidência da ABRUEM 06/05/2008 - 16:10

Com mandato até 2010, o reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) assume nesta quarta-feira, dia 7, às 11 horas, a presidência da Associação Brasileira de Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem). Ele vai substituir o professor Luiz Antônio Arantes, reitor da Universidade Estadual de Goiás (UEG), que ocupa o cargo desde maio de 2007.
A secretária de Estado Lygia Pupatto, da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, destaca a importância de ter um reitor paranaense na presidência da Abruem: “Vai permitir uma maior integração entre as nossas instituições estaduais de ensino superior e as instituições dos outros estados brasileiros”, disse Lygia Pupatto.
A eleição de João Carlos Gomes (presidente) e de Antônio Joaquim Bastos da Silva, reitor da Universidade Estadual de Santa Cruz –UESC (vice-presidente), ocorreu durante a realização do 42º Fórum Nacional de Reitores, realizado em Terezina (PI), de 13 a 15 de março último.
A solenidade de posse de João Carlos Gomes ocorre em Brasília (DF), na sede nacional da Abruem (SEUPN, quadra 516, conjunto “D”), às 11 horas. Logo após a cerimônia, o reitor da UEPG realiza a primeira reunião administrativa  como presidente da entidade que congrega 46 instituições de ensino superior - 38 estaduais e oito municipais.
Referindo-se à responsabilidade de assumir a presidência da Abruem, que está presente em 20 estados brasileiros e com uma rede de cerca de 900 mil alunos regularmente matriculados, Gomes considera a importância, nesse primeiro momento, da união de forças das instituições filiadas à instituição para assegurar o seu crescimento a partir de ações que viabilizem conquistas para a qualidade crescente de suas atividades.
O reitor João Carlos Gomes foi eleito presidente da Abruem com o consenso dos representantes das 46 instituições de ensino superior filiadas à entidade. Durante a realização do Fórum, no Piauí, o reitor da UEPG assinalou a importância de se pensar novas estratégias para viabilizar investimentos do Governo Federal para as universidades estaduais e municipais, que contam com 24% dos alunos matriculados em cursos de graduação no Paraná. Considerando esses números, João Carlos Gomes destaca a importância das ações das universidades públicas estaduais e municipais para o processo de transformação e desenvolvimento da sociedade paranaense.

HISTÓRIA E AÇÕES
A história da Abruem começou em Maringá (PR), em outubro de 1991, quando da realização do XII Fórum de Reitores das Universidades Estaduais e Municipais Brasileiras. Entre as finalidades da entidade, estão a integração das universidades públicas estaduais e municipais, na busca de sua valorização e defesa; a coordenação dos interesses comuns de seus associados; o estímulo da ação conjunta dos integrantes da entidade no âmbito nacional, regional e local; e a assessoria dos associados junto aos órgãos públicos e privados, entidades e organismos nacionais e internacionais.
Para garantir o cumprimento de suas finalidades, a Abruem desenvolve, entre outras iniciativas, discussões das políticas do ensino superior, principalmente do ensino superior público; busca acordos de cooperação com órgãos privados, nacionais e internacionais e da administração pública federal, estadual e municipal; intercâmbio com instituições de ensino, pesquisa, ciência, tecnologia e cultura, bem como com órgãos ou agentes financiadores nacionais e internacionais; e promove congressos, conferências, seminários, encontros, cursos e outros eventos. Nas ações da Abruem, o que se destaca é a preocupação em proporcionar espaços de encontros e discussões para que os reitores das universidades filiadas possam trocar informações e aprofundar temas prioritários da agenda do ensino superior.