Representantes da SETI realizam visitas técnicas aos projetos do Universidade Sem Fronteiras 16/03/2016 - 16:20

usf 1
          
USF10


A coordenação do programa Universidade Sem Fronteiras (USF) da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI) realizou na última semana visitas técnicas em localidades onde se desenvolvem projetos do USF, coordenados por docentes da Universidade Estadual de Maringá (UEM). O principal objetivo foi de promover a aproximação entre a SETI, a universidade e a comunidade beneficiada pelos projetos.

A coordenadora da Assessoria de Projetos Estratégicos do Gabinete (APEG) / Universidade Sem Fronteiras (USF), Sandra Cristina Ferreira, destaca a importância da interação das equipes que desenvolvem os projetos com a coordenação do programa. “As visitas possibilitam conhecer as coordenações e as equipes dos projetos e desta forma, acompanhar o desenvolvimento das metas e ações propostas conforme previstos em Plano de Trabalho e Plano de Aplicação”, esclarece a coordenadora do USF.

A equipe visitou dois projetos na cidade de Maringá, o “Roda de Choro – Música Brasileira na Comunidade”, que promove, junto à comunidade da região periférica do município de Sarandi/PR, ações que possibilitem ampliar o acesso aos bens da cultura musical urbana brasileira e sua relação com a dança a partir do gênero Choro; e o projeto “Difundindo e popularizando as várias áreas da Biologia”, que tem como objetivo divulgar as várias áreas da Biologia através de uma integração entre a UEM, representada pelos departamentos de Biologia e de Biologia Celular e escolas da rede pública.

Também em Maringá visitaram o Núcleo de Extensão sobre a Lei Maria da Penha (NUMAPE), que presta encaminhamentos, orientações e assistência jurídica à comunidade local visando a efetiva implementação da Lei Maria da Penha.

Os coordenadores do Programa Bom Negócio Paraná (PBNP) receberam a equipe da Seti para a capacitação de 190 formandos em evento realizado na Prefeitura de Maringá e para definir ajustes para a oferta de novas turmas. Também ocorreu a visita ao Núcleo do PBNP, onde são realizados os cursos de capacitação. O programa oferece cursos gratuitos de capacitação gerencial de 66 horas. Os cursos são ofertados nas modalidades presencial e a distância (EAD), pelas Universidades Estaduais do Paraná, em parceria com órgãos municipais.

usf 4
        
USF 6


Em Sarandi acompanharam as ações do projeto “Violência na Escola e sua relação com as características sociais e espaciais: intervenção com alunos do ensino médio das escolas estaduais” que tem a finalidade de ampliar a atuação dos alunos do curso de licenciatura na relação com os alunos do ensino médio, favorecendo novas perspectivas de oportunidades educativas; e em Querência do Norte, estiveram com a coordenadora Adélia Aparecida do projeto “A Geografia das Lutas no Campo - Apoio a consolidação da rede de agroecologia nos assentamentos no noroeste do Paraná”, que resgata sementes crioulas entre as famílias assentadas para a fundação do banco de sementes (Secrioulas) e também atua para fortalecer o grupo gestor do arroz orgânico, que se destina a apoiar os agricultores que produzem o grão.

As ações do programa USF fortalecem e ampliam as atividades de extensão desenvolvidas pelas universidades, segundo Sandra Ferreira Cristina. “São atividades que se articulam com o ensino, a pesquisa, a produção tecnológica e cultural, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento social voltado para a inovação e a melhoria da qualidade de vida da população paranaense”.

Durante as visitas técnicas destacaram-se a importância das avaliações sobre o impacto socioeconômico, o compartilhamento das atividades por meio da divulgação e a motivação e apoio às equipes executoras. Nesse ano as visitas acontecerão periodicamente. Segundo Sandra “o grupo tem em meta, de acordo com o tempo disponível, visitar ao menos três projetos por universidade, sendo um de cada subprograma. A prioridade se dará para os projetos que apresentam maior público-alvo. Atualmente o programa USF tem 83 projetos em desenvolvimento.

Isabel Cristina Modesto e Paulo Vieira, técnicos da Seti, acompanharam a coordenadora Sandra Cristina Ferreira nas visitas técnicas aos projetos do programa USF na região de Maringá.

USF - O Programa Universidade Sem Fronteiras, elaborado e desenvolvido pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, é hoje, em investimento financeiro e de capital humano uma das maiores ações de extensão universitária em curso no Brasil. Desde outubro de 2007, equipes multidisciplinares - compostas por educadores, profissionais recém-formados e estudantes das universidades públicas do Estado do Paraná, trabalham com projetos, presentes hoje em mais de 361 municípios. O critério fundamental que orienta a proposição e seleção dos projetos, é o seu desenvolvimento nos municípios socialmente mais críticos, identificados a partir da mensuração do seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

USF 20
            
USF