Requião anuncia pacote de investimentos na educação básica e superior do Paraná 31/07/2008 - 18:00

O governador Roberto Requião, em reunião com os secretários da Educação, Ciência Tecnologia e Ensino Superior, Obras Públicas, Desenvolvimento Urbano, Fazenda, Planejamento e Administração, definiu nesta segunda-feira (4) um pacote de investimentos na educação pública do Paraná. Construção de escolas, de quadras esportivas, reajuste salarial para o magistério, abertura de concurso público e novo plano de carreira para os docentes das faculdades e universidades e a implantação do curso de medicina na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) fazem parte do programa.
Requião lembrou do êxito alcançado pelo Paraná no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgado em junho e que colocou o Estado no topo nas séries iniciais do ensino fundamental e nas séries do ensino médio. “O governo do Paraná está observando com atenção e satisfação o desempenho dos nossos professores da rede pública, e os avanços são extraordinários. Vamos colocar em pauta um novo plano de reestruturação de salário da rede pública. Paralelamente a isso, vamos construir quadras cobertas em todas as escolas estaduais do Paraná”, ressaltou.

QUALIDADE - De acordo com o governador, os projetos consolidarão definitivamente o plano estadual de educação com as universidades e estabelecerão um diferencial de qualidade do Paraná. “Também iremos construir 12 novas escolas de referência espalhadas pelo Estado. Nós teremos, até o final do governo, não só o melhor ensino do Brasil, mas os melhores salários para os nossos professores. E este trabalho começa agora”, afirmou.
Entre as medidas do pacote, está a construção de mais de 100 escolas para os municípios, com financiamento pelo Estado. “Dessas 100 escolas, vamos financiar para os municípios mais pobres 70% a fundo perdido e 30 % em termos de financiamento. E para municípios com IDH médio vamos financiar 50% e os outros 50% serão destinados a fundo perdido”, adiantou o secretário do Desenvolvimento Urbano, Luiz Forte Netto .
ESCOLAS DE REFERÊNCIA - A secretária da Educação, Yvelise Freitas Arco-Verde, acrescentou que, além das 100 escolas, o governador definiu a construção de 12 escolas de referência. “A essas escolas serão acopladas vilas para professores morarem”, informou a secretária. “Essas escolas vão se situar nas áreas mais pobres do estado, justamente para trazer o desenvolvimento a partir do processo educacional”, salientou.
A escola integral também será contemplada no pacote. “Vamos concretizar as atividades que já vínhamos anunciando. Lançamos a idéia da escola integral na rede estadual, com atividades no contraturno, atividades esportivas, atividades artísticas, científicas, onde todas as escolas vão poder propiciar este tipo de ação integral para os nossos alunos”, acrescentou Yvelise Arco-Verde.
CANCHAS – O programa prevê ainda a construção de 600 canchas esportivas, todas cobertas. “Isso é um anseio de centenas de diretores, de centenas de municípios que precisavam de uma quadra coberta dentro de suas escolas. Eu tenho certeza de que todas as escolas ganharão em muito com estas quadras cobertas”, observou o secretário de Obras Públicas, Julio Araújo Filho.
As providências para que seja aberto um curso de Medicina na UEPG também foram autorizadas a terem prosseguimento, assinalou a secretária de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Lygia Pupatto. “A reunião foi extremamente produtiva. Nós vamos formatar agora os projetos que o governador nos pediu, para que possamos então anunciá-los com mais detalhes”, disse.