Requião destaca Programa Universidade Sem Fronteiras 13/02/2008 - 16:27

A importante contribuição das Instituições Estaduais de Ensino Superior do Paraná (IEES) e dos institutos de pesquisa e a inserção da comunidade universitária nas regiões com baixo índice de desenvolvimento humano (IDH-M) por meio do maior programa de extensão universitária do país, o “Universidade Sem Fronteiras” foram destaque na mensagem do governador Roberto Requião aos deputados estaduais. O discurso foi feito na segunda-feira (11) na tribuna da Assembléia Legislativa.
Na mensagem de abertura dos trabalhos legislativos de 2008, Requião apresentou os resultados alcançados por seu governo nos últimos cinco anos, com ênfase para os avanços do Paraná na área de ensino superior e no setor tecnológico. “Aqui, destaco a grande contribuição de nossas universidades, de nossos institutos de pesquisas, do Tecpar, do Lactec, do Iapar, da Fundação Araucária. A pesquisa científica no nosso Paraná fixou-se como prioridade. Hoje mais de 300 projetos de ciência e tecnologia estão em andamento, através de redes de inovação. Alta tecnologia significa o futuro. Estamos abraçando o futuro”, disse o governador.
Requião falou sobre os avanços no ensino superior público estadual ao destacar que de um orçamento de pouco mais de R$ 500 milhões, em 2002, o governo aplica hoje nas Universidades mais de R$ 1,1 bilhão. “Ampliamos os cursos da graduação e pós-graduação; aumentamos o número de matrículas; fizemos concursos públicos para a admissão de mais professores; reestruturamos o plano de cargos e salários dos agentes universitários e regularizamos situações funcionais há anos anômalas”.
Além de destacar a qualidade das nossas IEES, o governador comentou sobre o grande programa de extensão universitária paranaense: “Hoje, as nossas Universidades e faculdades públicas obtêm, seguidamente, avaliações exemplares em exames nacionais feitos pelo Ministério da Educação”, disse. “E, agora, começamos a por em prática outro magnífico programa, o ‘Universidade sem Fronteiras’, inserindo de forma ativa as nossas escolas de ensino superior na vida dos paranaenses”.