Requião participa da abertura da série “Debates do Brasil” 11/12/2007 - 17:30

O governador Roberto Requião participou nesta terça-feira (11) da abertura da série Debates do Brasil, no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba. O seminário, organizado pelo jornalista Raimundo Pereira, editor da revista Retrato do Brasil, começou a discutir as perspectivas da energia, debatendo novos modelos energéticos, impactos sociais e ambientais, além de como deve ser a participação do Paraná neste processo.
“Nosso Estado tem auto-suficiência em energia, mas deve estar atento e participando dessas discussões. O mundo precisa tomar uma decisão sobre que tipo de desenvolvimento quer para a sobrevivência da humanidade e a permanência da vida na Terra”, disse Requião ao ressaltar que serão debatidas as possibilidades para enfrentar essas questões e enfatizar as novas perspectivas de energia existentes no Paraná, no Brasil e no mundo.
O deputado estadual e presidente da Comissão de Ecologia e Meio Ambiente da Assembléia Legislativa, Luiz Eduardo Cheida, afirmou que o Paraná deve ter duas preocupações. “Primeiro, informar as pessoas de que o aquecimento global é realmente um problema, para que as mesmas busquem um novo modelo de desenvolvimento sustentável. Depois, Estado e sociedade devem buscar juntos alternativas para conter o aquecimento global porque a estabilidade climática é a tarefa emergencial da humanidade”.
O jornalista Raimundo Pereira lembrou que a energia é discutida no mundo todo e, até a quarta-feira (12), o seminário vai levantar as três principais abordagens do aquecimento global: mudanças climáticas, energias tradicionais e biocombustíveis. “Fizemos questão de formar mesas onde profissionais com pontos de vista diferentes irão apresentar a problemática do clima para que a população possa ter subsídios de analisar e contribuir com a redução do aquecimento global”, falou.
PROGRAMAÇÃO – O seminário é uma iniciativa da revista Retrato do Brasil, que, com essa iniciativa, pretende retomar a discussão de grandes problemas brasileiros. Nessa quarta-feira (12), o encontro começa às 9h, e traz o tema “Energias Tradicionais - Petróleo, Gás, Carvão, Energia Nuclear, Hidroeletricidade: Quais as políticas certas no novo contexto”.
Também participam do debate o engenheiro civil Ildo Sauer e o engenheiro químico Adilson de Oliveira. O diretor de Pesquisa da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Benedito Prado Dias Filho, será o moderador.
A partir das 14h, o professor José Roberto, e Sérgio Inácio Gomes participam do debate “Biocombustíveis – Com suas vantagens naturais para a produção de álcool e biodiesel, chegou a vez do Brasil”. O moderador será o diretor-técnico do Tecpar, Bill Jorge Costa.