Reunião técnica abre encontro no Centro-Oeste do Paraná 30/08/2008 - 15:43

Iniciou ontem (29), com a reunião técnica dos coordenadores dos projetos do programa Universidade Sem Fronteiras (USF), no Campus Santa Cruz da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), em Guarapuava, o 1º Seminário regional do programa. O evento visa avaliar, discutir, definir e articular experiências e estratégias de trabalho conjunto dos projetos do USF em seus primeiros meses de atuação. Neste sábado (30), às 8h30, no Auditório Francisco Contini da Unicentro, as atividades iniciaram com a palestra do professor Roberto da Silva, da Universidade de São Paulo (USP), que falou sobre o desenvolvimento e a importância da Extensão Universitária. A secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Lygia Pupatto, informou que será lançado, até novembro, o subprograma de Extensão Tecnológica Empresarial. Ela ressaltou que alguns pontos fortes do USF são o desenvolvimento acadêmico, que está possibilitando aos alunos uma formação humana, e a possibilidade do primeiro emprego aos profissionais recém formados. “Nós vamos continuar fazendo uma revolução silenciosa no Paraná, levando tecnologia e conhecimento para aquelas populações que precisam da mão do Estado, naqueles municípios de menor IDH (Índice de Desenvolvimento Humano)”, concluiu a secretária. O reitor da Unicentro, Vitor Hugo Zanette, frisou a importância do programa para a Universidade e para a região e disse que “nesse momento nós aproveitamos para fazer uma avaliação de todos os projetos do USF, promovendo a troca de experiências, no sentido de aprimorar ainda mais o programa. Essa parceria com a Seti (Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior) está mudando a realidade da nossa região”. “O Sem Fronteiras é um programa que se destaca pelo volume de recursos que investe, pela quantidade de profissionais envolvidos, pelo público alvo que ele abrange e pelas ações desenvolvidas, que buscam realmente o objetivo da Extensão, que é transformar para melhorar a realidade social”, definiu o pró-reitor de Extensão da Unioeste, Wilson Zonin. Ele disse ainda que o programa está dando condições para que a Universidade possa aumentar o seu alcance. O Universidade Sem Fronteiras, coordenado pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), é o maior programa de extensão universitária do Brasil, com 164 projetos em mais de 120 municípios paranaenses. Para execução do programa, o Governo do Paraná destinou um investimento inicial de R$ 10 milhões. Participam do evento mais de 450 bolsistas do programa e representantes da comunidade. A Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), a Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória (Fafiuv), a Universidade Federal Tecnológica do Paraná (UTFPR) e o Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) são as instituições da regional Centro-Oeste que juntas executam 52 projetos do USF.

PROGRAMAÇÃO
Até às 12 horas, a secretária Lygia Pupatto coordena a reunião com os parceiros do programa USF, onde será feita a análise e discussão da relevância social do projeto. Simultaneamente, a partir das 10h30, são realizadas apresentações dos projetos em grupos temáticos, com o intuito de promover a integração entre as múltiplas ações realizadas pelo programa.
Às 14 horas, os grupos retomam os trabalhos para discutir de que forma o Programa Universidade Sem Fronteiras contribuiu com a sociedade e com os avanços sociais, na visão dos coordenadores, orientadores, profissionais recém-formados e estudantes universitários.
A plenária, em que serão expostos os resultados das discussões nos grupos de trabalho, acontecerá às 15 horas, no Auditório Francisco Contini.
Por volta das 16h30, a plenária cederá espaço à população atendida pelas ações do USF, com depoimentos a respeito da mudança que os projetos causaram na vida e no compartilhamento de experiências entre os bolsistas e a comunidade.
O encerramento será às 17 horas, no Auditório Francisco Contini, onde todos os participantes farão a avaliação das atividades e a secretária Lygia Pupatto fará a exposição final.

Outras informações na Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Unicentro, telefone (42) 3621-1018.