SETI e SESA debatem qualidade e segurança do atendimento nos hospitais 01/01/1970 - 02:30

A Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e a Secretaria da Saúde (Sesa) realizaram, nos dias 13 e 14, no Hospital de Dermatologia Sanitária, uma reunião de integração para debater a implantação do Programa de Qualidade e Segurança dos Pacientes (PNSP). O evento discutiu o atendimento nos hospitais e seus procedimentos.

As atividades foram desenvolvidas pela equipe da Superintendência de Unidades Próprias (SUP/SESA) em conjunto com a equipe de Núcleos de Qualidade e Segurança dos Pacientes dos Hospitais Universitários. Os gestores dos hospitais universitários, durante o evento, incentivaram a participação dos quatro HUs no Programa de Qualidade do Paciente.

O PNSP contribui para a qualificação do cuidado em saúde e envolve medidas como a identificação correta dos pacientes, segurança na prescrição de medicamentos, redução do risco de quedas de lesões por pressão, entre outras.

No primeiro semestre deste ano, foram realizadas as auditorias cruzadas da qualidade, onde uma instituição ajudou a avaliar a outra, referente às ações de implementação do Programa de Qualidade e Segurança do Paciente.

Segundo o superintendente de Unidades Próprias, Luiz Fernando Nicz estes indicadores servem para nortear as ações do Governo. “Os indicadores apontam para onde precisamos melhorar o serviço entregue ao cidadão paranaense que utiliza o SUS. Nossa meta é que os hospitais públicos estaduais possam servir de exemplo para todos, fortalecendo as redes de atenção à saúde”.

Atualmente, a Secretaria da Saúde trabalha com alguns indicadores gerenciais e de gestão da qualidade hospitalar, entre os quais estão: taxa de ocupação, média de permanência dos pacientes, taxa de cirurgia por salas cirúrgicas, número de atendimentos em pronto-socorro, percentual de satisfação do usuário, custo total por paciente/dia e taxa de infecções hospitalares.

..