SETI e cooperativas de agricultura familiar e economia solidária estudam parcerias 03/09/2008 - 16:30

Novas parcerias entre o Governo do Paraná e cooperativas paranaenses de agricultura familiar e economia solidária devem ser estabelecidas em breve. Nesta terça-feira (02), em Curitiba, a secretária de Estado Lygia Pupatto, da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), reuniu-se com o presidente da Unicafes Paraná (União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária), Ademir Luiz Dallazen, e um representante da Unicafes Brasil, Dirceu Basso, da assessoria institucional da entidade.
A Unicafes Paraná representa produtores rurais de todo o estado, organizados em quatro cooperativas de prestação de serviços, com 120 sócios;  17 cooperativas de comercialização, com 2,6 mil sócios; 46 cooperativas de produção, com 13,5 mil sócios; e 50 cooperativas de crédito, com mais de 40 mil sócios. O objetivo da entidade é tornar o cooperativismo um instrumento popular de desenvolvimento local, sustentável e social da agricultura familiar, desenvolvendo ações de articulação entre as entidades e viabilizando assessorias especializadas na gestão administrativa, contábil e de pessoas.
O encontro foi motivado pelas recentes ações de geração de renda e transferência de tecnologia promovidas pela SETI por meio do Programa Universidade Sem Fronteiras, que atua junto a pequenos produtores rurais do Paraná. A expectativa é que uma maior aproximação entre a SETI e a Unicafes leve para todas as cooperativas associadas à entidade os bons resultados obtidos até agora em algumas propriedades atingidas pelo Programa Universidade Sem Fronteiras.
Dentre tais experiências, destacam-se as de Nova Laranjeiras, em que são incentivadas práticas agroecológicas de apoio a comercialização de produtos de agricultura familiar no Território do Cantuquiriguaçu, e a das Cooperativas de Leite e Agricultura Familiar (COORLAF), uma associada da Unicafes, em Candói e Laranjeiras do Sul, que presta assistência técnica a agricultores na produção leiteira na Região Centro-Oeste do Paraná.
Para Dallazen, hoje o desafio é manter em pauta a defesa do cooperativismo solidário no Paraná, como uma alternativa de vida e renda para o trabalhador do campo. “O cooperativismo tem ocupado um lugar de destaque no setor econômico dos municípios rurais. A Unicafes surgiu, três anos atrás, como um instrumento para a expansão desse processo, através da representação e articulação das diversas atividades produtivas e do desenvolvimento de novas propostas”, explica Dallazen.
A secretária Lygia Pupatto vê na aproximação com as cooperativas de agricultura familiar e economia solidária mais uma forma de intensificar a ação da SETI no sentido de dar atenção especial aos paranaenses mais pobres, que não possuem condições financeiras de ter acesso às técnicas desenvolvidas dentro das universidades e institutos de pesquisa estaduais. “O importante é socializar o conhecimento, é compartilhar as tecnologias. Governar de verdade é investir na competência da sua gente e acreditar nas pessoas, reconhecendo o valor e o papel de cada paranaense na construção de um estado mais igualitário. Os agricultores familiares são uma das nossas prioridades”, garantiu Lygia.
Na véspera da reunião, foi divulgado o resultado do edital de seleção de projetos para um novo conjunto de ações do Programa Universidade Sem Fronteiras, chamado “Extensão Tecnológica Empresarial”, que apóia o surgimento e o desenvolvimento de pequenos empreendimentos, dando ao micro e pequeno empresário condições de acesso a conhecimentos tecnológicos e de gestão — o objetivo da Unicafes. Três instituições de ensino superior públicas desenvolverão atividades em parceria com cooperativas associadas à Unicafes no sudoeste do Paraná, região de maior ação da entidade. A Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) terá uma equipe trabalhando em parceria com a cooperativa de Jóias Folheadas de Guarapuava e a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus Francisco Beltrão, desenvolverá ações junto aos agricultores familiares da região de inovação tecnológica associada a produtos alimentícios. A Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), que possui campus nos municípios de Pato Branco e Dois Vizinhos, desenvolverá atividades em conjunto com a Associação de Estudos, Orientação e Assistência Rural (ASSESOAR), nas áreas de desenvolvimento rural sustentável.