SETI repassa R$ 6 milhões para a UEL 14/08/2008 - 16:50

A secretária de Estado Lygia Pupatto, da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, repassou R$ 6 milhões para a Universidade Estadual de Londrina (Uel) na manhã desta quinta-feira (14). Foram destinados R$ 5,1 milhões para o projeto de implementação de infra-estrutura, pesquisa e ensino e mais R$ 926 mil para projetos da universidade. Os convênios assinados são de recursos da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), por meio do Fundo Paraná.
Para a secretária Lygia Paputto, é fundamental para o governo acreditar na educação. “Esse é o diferencial da nossa gestão, investindo na educação para avançar no desenvolvimento do país”. Segundo ela, os investimentos feitos com recursos do Fundo de Ciência e Tecnologia estão mudando as universidades e outros órgãos públicos do Estado, ressaltando o excelente desempenho dos alunos das instituições estaduais de ensino superior no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). “Quando investimos em educação e saúde estamos investindo no futuro”, disse a secretária.
Com os recursos de infra-estrutura de pesquisa e ensino, a UEL construirá o Laboratório de Análises e Habilidades Farmacêuticas (CCS), o Departamento de Movimento Humano e salas de aulas do Centro de Educação Física e Esportes (CEFE), novas salas de aulas do Centro de Ciências Biológicas (CCB), do Centro de Educação, Comunicação e Artes (CECA, do Centro de Ciências Exatas (CCE) e ainda o Departamento de Física. Os recursos contemplam ainda acabamento externo (rampas, escadas e sanitários) do Centro de Estudos Sociais Aplicados (CESA).
Lygia aproveitou a ocasião agradecer a todo o grupo que trabalhou na reformulação da carreira dos docentes do ensino superior e a todos os professores pela confiança, destacando que o projeto já foi encaminhado para a Assembléia Legislativa. “Foi um projeto amplamente discutido com os reitores das universidades, os diretores das faculdades, os sindicatos e os técnicos das secretarias de Estado”, afirmou.
O reitor Wilmar Marçal destacou a participação da Seti no apoio à universidade e lembrou o empenho do governo do Estado na capacitação dos servidores públicos através da Escola de Governo, que oferece cursos, treinamentos e palestras. “Isso representa uma política pública efetiva de recursos humanos”, disse o reitor.
Também participaram da solenidade o vice-reitor, professor Cesar Antonio Caggiano, a coordenadora da Região Metropolitana de Londrina, Elza Correia e o secretário de Municipal de Agricultura de Londrina, Nilson Ladeia de Carvalho, além de diretores de Centros de Estudos, pró-reitores e assessores da UEL.
PROJETOS
Dentre os projetos da UEL beneficiados com os recursos dos convênios estão também a Consolidação do Laboratório de Microscopia Eletrônica da UEL (R$ 118.207,00); Consolidação em desenvolvimento do Curso de Medicina (R$ 312.631,00); Modernização do Habitat de Inovação e Empreendodorismo da INTUEL (R$ 38.000,00); Núcleo da Infância e Juventude (R$ 27.558,00); Dinamização Regional do Laboratório Arranjos Territoriais e Climatologia Geográfica (R$ 24.125,00).
Também foram beneficiados pelos novos convênios os projetos de  Infra-estrutura para execução do Programa Universidade Sem Fronteiras (R$ 50.000,00); Estudo da Ação Bioinseticida de Fungos para uso no controle biológico de inseto – PRAGA (R$ 70.000,00); Ação Organizada e Autônoma junto a Agricultores Familiares na produção de melhoramento participativo de sementes (R$ 58.980,00); Obtenção de anticorpos monoclonais de interesse em odontologia e em segurança alimentar (R$ 6.808,00) e Aplicação de Radionuclídeos Ambientais na Avaliação da Erosão por medidas IN SITU (R$ 199.680,00).