Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior repassa recursos no valor de R$ 3,6 milhões para Universidade Estadual de Ponta Grossa 20/06/2008 - 10:20

Em seu primeiro ato na passagem por Ponta Grossa para participar do primeiro Encontro Regional do Universidade Sem Fronteiras, a secretária estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Lygia Lumina Pupatto, participou com o reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), João Carlos Gomes, da reunião do Conselho Universitário, onde foram assinadas liberações de recursos no valor de R$ 3.667.503,00. Os investimentos serão feitos em áreas específicas da universidade como infra-estrutura, saúde pública e biotecnologia.
Através do aporte de 2.803.419,00, a modernização e adequação física da UEPG contemplarão uma fase da construção de blocos didáticos e do Centro de Processamento de Dados (campus de Uvaranas), além de reformas em sanitários dos blocos A, L e M. Outras melhoras previstas com o investimento em infra-estrutura são a aquisição do sistema de vigilância eletrônica monitorada para diversos pontos da universidade, bem como a aquisição de equipamentos para a Imprensa Universitária.
Para a saúde pública, especificamente na restauração e reestruturação de dependências clínicas e laboratoriais do curso de Odontologia e na implementação do Laboratório de Genética Molecular e Biologia Evolutiva, que permitirá o aperfeiçoamento do tratamento cirúrgico do Diabetes tipo 2, estão sendo liberados R$ 364.084,00. A área da Biotecnologia, com investimento de R$ 600.000,00, é outra das contempladas com recursos que vão viabilizar a implantação da Escola de Mestres Queijeiros e a ampliação da estrutura física do Laboratório Industrial de Medicamentos da UEPG, o Limed.
De acordo com a secretária Lygia Pupatto, o grande desafio da Seti é aproximar as universidades da comunidade, fazendo com que o conhecimento produzido na academia seja aproveitado em favor de todos. Sobre a assinatura para liberação de verbas, a secretária ressaltou aos conselheiros universitários o seu compromisso com as instituições de ensino superior do estado. “Quero reafirmar que eu também conheço as dificuldades das nossas universidades, por ter sido reitora de uma co-irmã da UEPG [a Universidade Estadual de Londrina], por isso quero dizer que vocês têm uma companheira na Secretaria”, declarou Lygia.
Para o reitor da UEPG, professor João Carlos Gomes, a liberação destas verbas representa um salto significativo nas oportunidades de crescimento da UEPG, uma vez que os recursos permitirão o desenvolvimento de atividades estratégicas para a universidade. “Só em infra-estrutura, o governo já investiu 15 milhões de reais nesses últimos quatro anos, sem contar os benefícios do programa Universidade Sem Fronteiras e outros editais de projetos de pesquisa”, comenta o reitor ao destacar as 27 obras em andamento na universidade: “pela minha experiência como reitor, desde a primeira gestão, posso afirmar que esse é um dos melhores momentos do relacionamento entre a universidade e o governo”.
A secretária continuou em Ponta Grossa nesta sexta-feira para o Encontro Regional do Universidade Sem Fronteiras, ocasião em que foram discutidos os projetos de alcance regional do maior programa de extensão universitária do país. Às 14 horas, Lygia participou de uma reunião interna com os coordenadores dos projetos, membros da Seti, conselho gestor e representantes dos setores de compra das universidades. Às 16 horas, foi a vez dos representantes dos municípios envolvidos, diretores de escolas, membros de escritórios regionais da Emater e dos Núcleos Regionais de Educação se reunirem para discutir os impactos dos projetos em suas comunidades, bem como refletir sobre formas de implementá-los. Uma recepção no Clube Verde, nesta noite, marca a solenidade oficial do encontro, que segue amanhã com reuniões das câmaras técnicas.