Secretária de Ciência e Tecnologia divulga edital de R$ 800 mil na Unicentro 04/12/2007 - 15:21

04/12/2007
Na abertura da 1ª Feira de Inovações Tecnológicas do PR (1ª Fitpar), do 4° Seminário Paranaense de Incubadoras e Parques Tecnológicos e do 10° Workshop Paranaense de Empreendedorismo, realizada nesta segunda-feira, 03, às 14 horas, no Campus Santa Cruz da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), em Guarapuava, a secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Lygia Pupatto, divulgou o edital que libera R$ 800 mil para políticas de inovação tecnológica. A verba é destinada ao subsídio de 20 projetos na modalidade Apoio às Idéias Tecnológicas.
Lygia anunciou também a preparação de outro edital para o financiamento de empresas de inovação tecnológica que já estejam saindo das incubadoras. Para o reitor da Unicentro, Vitor Hugo Zanette, "com essa medida, os projetos que hoje estão incubados podem se desvincular das universidades com o apoio financeiro necessário".
Lygia Pupatto elogiou o crescimento da Unicentro, com destaque para os projetos de pesquisa. "A Unicentro vem nos surpreendendo constantemente, principalmente com a qualidade de seus projetos de iniciação científica".
Os eventos seguem até esta quarta e são esperadas pelo menos 300 pessoas de diversas partes do Brasil nos três dias de trabalhos.
UNIVERSIDADE SEM FRONTEIRAS
Na Unicentro, também nesta segunda-feira, 03, às 15h30, em Guarapuava, e às 19 horas, em Irati, Lygia Pupatto participou do lançamento do programa Universidade Sem Fronteiras. O programa articula a produção do conhecimento científico com as reais necessidades das comunidades paranaenses, promovendo a ligação da ciência e da tecnologia com os alunos, para que atuem em programas de extensão em regiões que apresentam indicadores sociais baseados em Índices de Desenvolvimento Humano Municipal (IDH-M) insatisfatórios. O programa foi elaborado a partir de indicadores sociais e econômicos do Ipardes (Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social), que mostram as diferentes realidades regionais do Paraná.
"O programa Universidade Sem Fronteiras é o maior projeto de extensão universitária do País e atinge as regiões mencionadas pelo Ipardes como sendo as mais pobres do Estado", disse a secretária de Estado.
Já o reitor, Vitor Hugo Zanette, destacou que a Unicentro é a instituição de ensino superior que conta com maior número de projetos (28) no programa. "A Unicentro receberá R$ 1,75 milhão por meio do Universidade Sem Fronteiras e essa verba irá modificar a realidade da região de abrangência da Universidade", complementou.
O Programa Universidade Sem Fronteiras reúne os subprogramas de Apoio às Licenciaturas, Incubadora dos Direitos Sociais, Apoio à Agricultura Familiar e Apoio à Pecuária Leiteira. Outras informações na Proec, pelo telefone (42) 3621-1018.

Unicentro terá R$ 140 mil para pesquisa em Nanociência e Nanotecnologia