Secretaria do Ensino Superior entrega obras no HU da Unioeste em Cascavel 23/11/2007 - 16:40

A secretária de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Lygia Pupatto, inaugurou nesta quinta-feira (22), em Cascavel, obras de ampliação do Pronto Socorro do Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP). Também inaugurou, no Campus de Cascavel, as instalações e equipamentos do curso de Odontologia e o laboratório de Desenvolvimento de Protótipos dos cursos de Engenharia Agrícola e Engenharia Civil da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).
Pupatto lançou ainda o Programa Universidade Sem Fronteiras, na Unioeste, em solenidade que contou com a presença do ministro do Planejamento, Paulo Bernardo. O total dos investimentos da Secretaria de nessas obras inauguradas e equipamentos é de R$ 1.3 milhão. Somando outras fontes, os investimentos ultrapassam R$ 1,45 milhão, informou o reitor Alcibíades Luiz Orlando.
A secretária frisou que, em quatro anos, foram investidos R$ 3 milhões no HUOP, recursos também provenientes do Fundo Nacional de Saúde (FNS) e do Sistema Único de Saúde (SUS). O valor global das obras inauguradas nesta quinta-feira (22) e de outros investimentos em toda a Universidade soma R$ 3,4 milhões, provenientes principalmente do Tesouro do Estado.
“É com imensa satisfação que inauguramos estas obras na Unioeste, o que representa um passo importante para a saúde da região e também ao ensino, à pesquisa e à extensão. É resultado de um projeto de governo iniciado em 2003, que prioriza, acima de tudo, a qualidade do ensino superior”, destacou Pupatto. Em função desses investimentos, no período 2004 a 2007, o Hospital conquistou um aumento de 35% em sua área física, passando de 15 mil metros quadrados, em 2004, para uma previsão de 20.180 metros quadrados ao final deste ano.
Resgate - Referindo-se ao passado do HUOP, transferido em 2000 para a responsabilidade da Secretaria, com a transformação do Hospital Regional em hospital-escola, Pupatto afirmou que “o reitor da Unioeste e a direção do HUOP assumiram esta unidade em uma situação de insolvência, problemas de pagamentos com fornecedores e de atendimento. E hoje fico feliz ao ver o Hospital como está, organizado, inaugurando ampliações e com sua credibilidade resgatada”.
Para o reitor, as inaugurações representam o firme propósito do governador Requião em seguir adiante no projeto de consolidação das universidades estaduais. “Estes novos espaços somam juntos mais de R$ 3,4 milhões, o que demonstra a importância do projeto de fortalecimento das universidades. Nos dois próximos anos, o governo do Estado vai garantir, em orçamento da Secretaria, mais de R$ 6,4 milhões para a nossa Universidade”, afirmou.
Além do reitor da Unioeste, Alcibíades Luiz Orlando, da vice-reitora Onildes Maria Taschetto e do diretor-geral do HUOP, Alberto Rodrigues Pompeu, o evento contou com a presença do diretor da 10ª Regional de Saúde, Marcos Antonio Tomasetto, do secretario municipal de Saúde, Nadir Villy, entre outras autoridades.
Universidade Sem Fronteiras – Logo após as inaugurações, a secretária fez o lançamento regional do Programa Universidade Sem Fronteiras na Unioeste. Esse evento contou com a participação de professores, orientadores, alunos bolsistas e recém-formados bolsistas, prefeitos dos municípios envolvidos, diretores de escolas, presidentes de associações de pequenos agricultores e representantes de movimentos sociais organizados.
Novas instalações - As ouvidorias do Núcleo Hospitalar de Epidemiologia e do Serviço Social vão ocupar as novas instalações, em um prédio construído em frente ao Pronto Socorro do HUOP. Com 520 m², o prédio foi construído com recursos de R$ 356,9 mil, provenientes do governo do Estado, repassados por meio de convênio celebrado entre a Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia, Fundação Araucária e Unioeste.
O prédio também abrigará o Banco de Ossos e Tecidos. O Núcleo Hospitalar de Epidemiologia, anteriormente vinculado à Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), agora será um serviço autônomo, atendendo os critérios do Ministério da Saúde, Secretaria Estadual de Saúde e Vigilância Sanitária.
Por meio de convênio no valor de R$ 750 mil, foi ampliado o espaço físico e adquiridos equipamentos para o curso de Odontologia da Unioeste, com repasse de R$ 568,9 mil do Fundo Paraná. Com 800 m² de área construída, as instalações vão abrigar laboratórios, salas de aula, sala de informática, Clínica Odontológica e espaços administrativos.
Os cursos de pós-graduação de Engenharia Agrícola e graduação em Engenharia Civil vão contar, a partir de agora, com um Laboratório de Desenvolvimento de Protótipos. Os investimentos, de R$ 200 mil da Secretaria, repassados por meio do Fundo Paraná, permitiram ainda a aquisição e instalação de ponte rolante. A obra também recebeu recursos do Finep, no valor de R$ 310 mil, e da Unioeste, de R$ 11,4 mil.