Secretário participa de Fórum da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa 09/11/2016 - 12:58

Acontece até esta quinta-feira (10), em Brasília, o Fórum da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) que nesta quinta edição tem como tema Ciência, Tecnologia e Inovação em Rede. O evento que é dirigido a reitores, pró-reitores, diretores de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) de universidades, institutos federais e de pesquisa, além de gestores públicos, coordenadores de projetos e fornecedores de TIC, é uma grande oportunidade de interação entre esses parceiros, por abordar assuntos políticos e estratégicos do setor de TIC com foco no futuro das redes e infraestrutura de tecnologia que compõem o sistema nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I).

Em sua participação o secretário João Carlos Gomes juntamente com representantes de outros estados destacaram as experiências estaduais para expansão da rede de ensino e pesquisa. O secretário ressaltou o fato de o Estado do Paraná ter como uma de suas prioridades o investimento em CT&I com um orçamento de quase R$ 3 bilhões. Também destacou a Redecomep e a implantação do Parque Tecnológico Virtual do Paraná (PTV).

“Estamos implantado o Parque Tecnológico Virtual no Paraná, com oito polos espalhados pelo estado. Com a plataforma, que visa a cooperação técnico científica entre universidades, institutos de pesquisa, governo e empresas de base tecnológica, todo ativo de equipamentos e laboratórios virtuais ficarão à disposição da sociedade. Cada polo, terá pontos presenciais também para atendimento à sociedade”, anunciou.

A Redecomep é uma iniciativa do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), coordenada pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), que tem como objetivo implementar redes de alta velocidade nas regiões metropolitanas do país servidas pelos Pontos de Presença da RNP. O modelo adotado baseia-se na implantação de uma infraestrutura de fibras ópticas própria voltada para as instituições de pesquisa e educação superior e na formação de consórcios entre as instituições participantes de forma a assegurar sua auto-sustentação.

No Paraná, são 22 pontos distintos conectados. Estes pontos pertencem a seis instituições usuárias: UFPR, CELEPAR, UTFPR, IFPR, Centro Internacional de Tecnologia de Software (CITS) e EMBRAPA. A Região Metropolitana de Curitiba é idealizada com conexões radiais e em anel. Conta atualmente com, aproximadamente 69km de fibra própria e mais 12 km de fibra cedidos pela UFPR, gerando assim um total aproximado de 81km de malha pela cidade de Curitiba. A Companhia Paranaense de Energia (Copel) viabiliza as passagens de cabos ópticos da infraestrutura.

O secretário João Carlos participou do evento como representante do Conselho de Secretários Estaduais para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação (Consecti). O evento acontece no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB) e é realizado pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa e Consecti.

p
p