Seti e Itaipu discutem políticas públicas para cooperação com Mercosul 09/07/2008 - 16:05

09/07/2008
A Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), a Itaipu Binacional e a Fundação Parque Tecnológico Itaipu (PTI) promovem nos dias 21 e 22 de agosto, em Foz do Iguaçu, o Seminário “Saberes em discussão: políticas públicas para a cooperação com o Mercosul”. O evento, que será realizado no Centro de Recepção de Visitantes da Itaipu Binacional, visa a consolidar políticas públicas estaduais permanentes que aumentem o grau de inserção regional no processo de integração e uma maior cooperação do ensino superior para o desenvolvimento integrado com os países do Mercosul.
“O objetivo é avançar e consolidar o Mercosul através da educação, da ciência, da tecnologia e da cultura. Esta é uma política prioritária do Governo do Estado, pois acreditamos que a verdadeira integração entre os países que fazem parte do Mercosul, formando um único território, poderá acontecer a partir da integração dessas áreas”, afirma a secretária de Estado Lygia Pupatto, da Ciência, Tecnologia e do Ensino Superior. Segundo Lygia, o evento vai contribuir para solidificar a parceria existente entre a Seti e a Itaipu, que já envolve cursos da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) realizados no Parque Tecnológico Itaipu.
De acordo com o diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Jorge Samek, "a temática e o momento não poderiam ser mais oportunos para a realização deste seminário”.  “O Paraná é a porta de entrada do Mercosul, o que coloca o Estado numa posição privilegiadíssima para propor e coordenar iniciativas de cooperação com os demais países que integram o bloco. A área educacional e tecnológica é absolutamente estratégica para o desenvolvimento sustentável. O Brasil está começando a colher os frutos dos investimentos realizados em ciência e tecnologia”, afirmou Samek.
“O Paraná tem uma infra-estrutura de ensino superior invejável, com forte participação do setor público, graças ao esforço do governo estadual. Novos investimentos que estão sendo realizados pelo governo federal vão ampliar ainda mais a presença das universidades públicas e instituições de ensino técnico no nosso Estado. O Governo Lula criou duas novas universidades federais no Paraná: a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e a Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). O bom entrosamento entre o Governo Requião e o Governo Lula contribuiu para criar um ambiente político e institucional favorável ao aprimoramento das políticas públicas, notadamente na Região Trinacional”, acrescentou o diretor-geral da Itaipu.
“Apoiamos com entusiasmo esta iniciativa da Secretaria de Estado da Ciência,
Tecnologia, e Ensino Superior, pois acreditamos que a comunidade acadêmica do Paraná
pode dar uma contribuição decisiva para o desenvolvimento dos países que integram o Mercosul. O Parque Tecnológico Itaipu (PTI) é um parceiro de primeira hora de projetos de cooperação. Afinal, sua missão institucional écompreender e transformar a realidade da Região Trinacional de Iguassu (Argentina, Brasil e Paraguai), articulando e fomentando ações voltadas ao desenvolvimento econômico, científico e tecnológico", concluiu Samek.
Para o secretário do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul), Santiado Martín Gallo, o evento vai contribuir para a cidadania:  “O encontro possibilitará uma definição clara das políticas públicas de cooperação que o Paraná desenvolve com o Mercosul, em especial nas áreas de ciência e tecnologia que, sem dúvida, proporcionam a formação de uma cidadania sul americana”, disse. “O encontro irá consolidar as relações Crescenea-Codesul, que é um espaço de integração entre as duas regiões de fronteira, onde a ciência e a tecnologia têm um papel fundamental para a integração dos Estados do Sul do Brasil e os países do Mercosul”, disse Santiago Gallo.
Além do Codesul e da Fundação PTI, também apóiam o evento a Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior Públicvo (Apiesp), o Instituto Mercosul de Estudos Avançados (IMEA) e o Escritório de Representação do Ministério das Relações Exteriores no Estado do Paraná (Erepar).
De natureza técnico-científica, o seminário é dirigido à comunidade universitária – professores pesquisadores, pró-reitores de pesquisa e pós-graduação, estudantes de graduação e pós-graduação -, coordenadores de escritórios de cooperação internacional e relações internacionais, funcionários públicos, membros do corpo consular e à sociedade civil.
Mais informações podem ser obtidas no sítio www. mercosul.pti.org.br, pelo e-mail cct@seti.pr.gov.br ou telefone 55+41-3281-7383.