Seti e Receita Federal estreitam relacionamento 04/07/2008 - 17:00

Estreitar o relacionamento e desenvolver novas parcerias de interesse das universidades foram alguns dos principais resultados de reunião promovida esta semana (02/07), em Maringá, pela 9ª Região Fiscal da Receita Federal e que contou com a participação de representantes do Sistema Seti – Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.
No encontro, destinado à avaliação das ações da Receita no primeiro semestre de 2008, o superintendente da 9ª RF, Luiz Bernardi, e o delegado Luiz Fernando da Silva Costa, da Delegacia da Receita Federal (DRF) de Maringá, abriram espaço para a exposição da composição do Sistema Seti e das principais atividades realizadas pelas Instituições Estaduais de Ensino Superior (IEES) vinculadas.
 “Foi interessante conhecer todas as ações que acabam se definindo entre as nossas Universidades Estaduais e todas as Delegacias da região, que compreende os estados do Paraná e Santa Catarina”, disse o professor Jairo Pacheco, diretor geral da Secretaria de  Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti).
O destaque ficou por conta de um programa desenvolvido pela Seti em todas as Universidades estaduais. Trata-se do Programa Educação Fiscal, que envolve alunos dos cursos da área de Ciências Sociais Aplicadas das IEES e trata sobre temas como a importância do combate à pirataria, o combate à sonegação fiscal, a relação que existe entre sonegação e corrupção, dentre outros. As palestras são feitas por técnicos da Receita e, posteriormente, os estudantes trabalham os temas com a comunidade. “É uma atividade de conscientização bastante valorizada pela Receita Federal”, disse Pacheco.
As universidades também contribuem com a Receita por meio de cursos; elaboração de laudos de análises toxicológicas, laudos de análises de composição de fibras têxteis e de outros materiais; análises de adequação às normas ABNT – brinquedos, por exemplo – entre outros. Por sua vez, a Receita encaminha bens apreendidos às universidades. Este ano, a Universidade Estadual de Maringá (UEM) recebeu a doação de caminhões, ônibus e automóveis; e em 2007, a Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) recebeu um avião de pequeno porte.
“Para as universidades, é uma forma indireta de apoio  financeiro; para a Receita é uma parceria interessante, porque não tem pessoal técnico para análises laboratoriais e, ao mesmo tempo, não tem como trabalhar com a comunidade”, afirmou Pacheco. Segundo ele, trata-se de um conjunto de ações que atende de forma exemplar o interesse público.
No final do encontro, o diretor da Seti, Jairo Pacheco; o reitor Vitor Hugo Zanette, da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) e pró-reitores das outras cinco Universidades que integram o Sistema Seti - Universidade Estadual de Maringá (UEM), Universidade Estadual de Londrina (UEL), Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) e Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) – entregaram duas placas em reconhecimento aos benefícios proporcionados pela Receita Federal às instituições.