Seti firma convênio com a Faficop 07/08/2007 - 18:10

08/08/2007
Implementar uma infra-estrutura que possibilite a abordagem dos diversos recursos midiáticos na formação dos docentes das cinco habilitações ofertadas pela Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Cornélio Procópio (Faficop). Esse é objetivo do convênio no valor R$ 212 mil, firmado entre a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), por meio da Fundação Araucária, e a Faficop, na noite da última terça-feira (07), no Centro Cultural de Cornélio Procópio.
O convênio possibilitará a criação de dois espaços-ambiente a serem utilizados pelos estudantes em suas aulas práticas e no estágio supervisionado das áreas de biologia, geografia, matemática, letras e pedagogia. Assim a Faficop poderá aprimorar o desenvolvimento de um ensino de qualidade. A solenidade de assinatura contou com a presença de alunos e professores da faculdade e também autoridades locais.
Qualidade
A secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Lygia Pupatto, ressaltou em seu discurso o valor que esses laboratórios terão quando os alunos forem profissionais. Segundo ela, eles serão melhor qualificados e a educação pública terá a qualidade que todos queremos alcançar. “Com a educação básica pública e a educação superior pública, todos podem participar, e é para isso que estamos trabalhando”, disse Lygia.
O diretor da Faficop, Onofre Ribeiro de Almeida, lembrou o excelente desempenho do curso de biologia da Faficop no Enade de 2006 e destacou a importância da Seti e da Fundação Araucária no fortalecimento da faculdade. “É com investimentos como este que o Governo demonstra ser o grande parceiro da Faficop”, disse o diretor.
“Esse convênio vai fornecer capacitação aos professores para que repassem o conhecimento aos nossos alunos. Isso demonstra todo o trabalho que a secretária Lygia Pupatto vem articulando em nossa região”, falou a vereadora Neuza Catarino, ressaltando a importância da Faficop para o desenvolvimento do município.
Representando todos os acadêmicos da Faficop, o estudante José Luís Cândido, do curso de Letras, agradeceu a iniciativa da faculdade e da Seti: “Convênios como esse propiciam mais condições de nos dedicarmos aos estudos”, disse o estudante.
O prefeito de Cornélio Procópio, Amim Hannouche, em ofício encaminhado à Faficop, parabenizou o governo do Paraná e a Seti pelos investimentos na faculdade.
Estiveram também presentes no evento o reitor da Universidade Estadual do Norte do Paraná – UENP, Dom Fernando Penteado, , da qual a Faficop faz parte; Gloria Dante, do Rotary Clube e da Academia de Letras do município e outras autoridades locais.
Universidade Sem Fronteiras
Na oportunidade, a secretária Lygia Pupatto convocou todos os alunos e professores a participarem do Programa Universidade Sem Fronteiras, lançado pela Seti e considerado o maior projeto de extensão universitária do país. “O Governo do Paraná quer investir na educação pública e os nossos programas vão levar o Estado para aquela população que mais precisa do Estado”, ressaltou a secretária.
Lygia Pupatto e o presidente da Fundação Araucária, José Tarcisio Pires Trindade, receberam dos alunos da Faficop, uma réplica em miniatura da imagem do Cristo Redentor, símbolo do município.