Seti participa de audiência sobre violência em comunidades Quilombolas 28/08/2008 - 17:01

O diretor geral da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), Jairo Pacheco, representa a secretaria em uma audiência pública no município de Adrianópolis, nesta sexta-feira (29), às 10 horas, para discutir casos de violência contra comunidades de pessoas remanescentes de Quilombolas da região do Vale do Ribeira. Um dos mais graves exemplos de violência aconteceu no último dia 18 de julho, quando foram queimadas três casas da comunidade Quilombola do Varzeão, no município de Doutor Ulysses, supostamente por seguranças de empresas madeireiras da região.
Na ocasião, a Seti se colocou à disposição das equipes que atenderam a ocorrência para garantir a continuidade dos projetos do Programa Universidade Sem Fronteiras, ajudar a comunidade do Varzeão e promover ações integradoras entre os projetos que atuam na região, de forma a enfatizar a presença do poder público na localidade.
A Seti desenvolve dois projetos em comunidades Quilombolas, dentro dos subprogramas do Universidade Sem Fronteiras: “Implementação de alternativas para a criação e consolidação da economia solidária do remanescente do Quilombo João Surá - Adrianópolis”  e “Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) e Capacitação em Agroecologia na comunidade Quilombola do Varzeão – Dr. Ulysses”, ambos executados pela Universidade Federal do Paraná, campus Litoral.
A comunidade Quilombola do Varzeão fica no município de Doutor Ulysses, no Vale do Ribeira, uma das regiões mais pobres do Paraná. O projeto "Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) e capacitação em Agroecologia" promove o debate e a aplicação de técnicas de agroecologia, desenvolvimento rural sustentável, e produção de alimentos saudáveis e plantas medicinais na localidade.

Serviço:
SETI participa de Audiência Pública
Data: 29 de agosto
Horário: 10h00
Local: Comunidade João Surá
Adrianópolis – PR