Seti participa de eventos do Ipardes sobre inclusão social e desenvolvimento rural sustentável 09/06/2008 - 17:04

A Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI) acompanha, durante esta semana, a divulgação dos diagnósticos territoriais do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (IPARDES). Foram estudados oito territórios, que abrangem 127 municípios, tidos como prioritários para investimentos do governo por serem regiões mais pobres. O objetivo do estudo foi levantar dados sobre a realidade socioeconômica nos territórios: Caminhos do Tibagi, Cantuquiriguaçu, Centro Sul, Norte Pioneiro, Paraná Centro, Vale da Ribeira, União da Vitória e Vale do Ivaí.
O gerente de Projetos Estratégicos da SETI, Aníbal Rodrigues, foi designado pela secretária de Estado Lygia Pupatto, da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, para acompanhar os eventos e explicitar as políticas e programas da Secretaria que apoiam o desenvolvimento nestes territórios.
Entre os programas destacados por Rodrigues, está o programa de Extensão Tecnológica Empresarial, de apoio ao desenvolvimento de pequenos empreendimentos comerciais e de serviços, especialmente em territórios com indicadores sociais insatisfatórios. Os recursos do programa têm o valor de R$ 6 milhões. Outra política de governo é o Edital de Fluxo Contínuo, que concede apoio financeiro para a execução de projetos de pesquisa que promovam o desenvolvimento científico e tecnológico.
O conjunto de oito diagnósticos socioeconômicos é um estudo contratado pelo Projeto de Inclusão Social e Desenvolvimento Rural Sustentável, de iniciativa do Governo do Estado do Paraná, por meio da Secretaria de Estado de Planejamento e Coordenação Geral (SEPL) e da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (SEAB).