Sindicatos aprovam medidas e elogiam diálogo com governo 01/08/2008 - 17:10

Representantes de três sindicatos de trabalhadores do ensino superior público compareceram à Escola de Governo desta terça-feira (05), quando o governador Roberto Requião anunciou o envio para a Assembléia Legislativa do projeto de lei que reestrutura a carreira de docentes das faculdades e universidades públicas estaduais, abertura do novo curso de Medicina da UEPG e a contratação por concurso público de novos professores para as instituições estaduais de ensino superior.
Para o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino Superior de Ponta Grossa (Sintespo), Émerson Barbosa; o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino de Maringá (Sinteemar), Éder Rossato, e o presidente do Sindicato Docente da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Adunioeste), Luiz Fernando Reis, o anúncio da reestruturação da carreira docente significou um avanço no relacionamento do governo estadual com os servidores públicos do ensino superior.
“Hoje as entidades que acreditaram no diálogo com o governo estadual como estratégia para defender os interesses da categoria viram que estavam certas, e que quem ganha com isso são todos os professores de instituições públicas de ensino superior do Paraná”, afirma o presidente do Sintespo, Émerson Barbosa. “Manter um diálogo não é atividade para apenas um dia, ele se constrói com o tempo. Os sindicatos que chamaram para si essa responsabilidade, de evitar o conflito desmotivado entre a classe e o governo, viram a administração atender, sim, às expectativas da categoria. Não recupera todas as perdas do governo Lerner, mas avança na recomposição salarial. Dentro da conjuntura atual, trata-se de um avanço”, completa Barbosa.
Para o presidente do Sinteemar, Éder Rossato, o governo Requião se destaca por ter conseguido dar ganho real de salário aos docentes das universidades e faculdades públicas estaduais. “Em se tratando do governo Requião, é um avanço, pois existem ganhos reais para os professores com a reestruturação da carreira docente. Mas a luta não pára aqui, ainda buscamos as perdas acumuladas desde 1997, uma recomposição salarial que faça justiça contra os oito anos de governo Lerner”, disse.
“Os professores entendem que é uma proposta razoável, uma proposta aceitável”, diz Luiz Fernando Reis, presidente da Adunioeste. “Mas queremos continuar conversando com a Seti, de preferência com a manutenção do grupo de trabalho em que estão representados os professores, as reitorias e o governo estadual. Não conseguimos tudo aquilo que imaginávamos, mas consideramos o anúncio feito hoje como um avanço. Vamos seguir conversando para que outros avanços venham pela frente”, propõe Reis.
A Escola de Governo reservou uma surpresa a mais para Émerson Barbosa, presidente do Sintespo. Na ocasião foi anunciada a abertura da primeira turma do novo curso de Medicina da Universidade Estadual de Ponta Grossa, prevista para o segundo semestre de 2009. “É uma vitória para a cidade de Ponta Grossa o retorno do curso de Medicina. Acreditamos que o governador interviu em um momento certo, quando da instalação do curso, pois a universidade não tinha infra-estrutura para dar suporte a ele. Agora, com a criação do Hospital Regional de Ponta Grossa dentro do campus da UEPG, esse apoio passa a existir”, afirma Barbosa.