Superintendente debate inovação com secretário da Agricultura e Abastecimento 06/06/2019 - 12:50
A Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (SEAB) mantém pesquisas de base e de processos agrícolas reconhecidas nacional e internacionalmente. A secretaria também gera cultivares que são aplicadas na agricultura brasileira como café, citrus, cereais de inverno e feijões. O superintendente Aldo Bona destacou o papel das universidades em pesquisas sobre a agricultura do Paraná. “Nossas instituições ofertam cursos de graduação e pós-graduação, reconhecidos em diferentes avaliações, que contribuem com pesquisas para o desenvolvimento da produção agrícola e suas áreas de interesse”.
Para o secretário Norberto Ortigara a proposta do Governo é fortalecer a inovação na construção de soluções para as principais demandas. “Vamos trabalhar em conjunto para encontrarmos alternativas mais rentáveis, produtivas e de qualidade, valorizando um trabalho menos penoso no campo e com mais eficiência”.
Durante a reunião o secretário Norberto Ortigara presentou o superintendente Aldo Bona com amostras do café vencedor da 16ª edição do Prêmio Café Qualidade Paraná. Os grãos são preparados no processo natural e pelo processo “cereja descascado”, que consiste em processo de separação mecânica dos grãos verdes e dos grãos maduros logo após o processo de lavagem.
O Prêmio Café Qualidade Paraná é uma realização da Câmara Setorial do Café do Paraná, Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento, Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), Instituto Emater, Associação dos Engenheiros Agrônomos de Londrina e Prefeitura de Pinhalão. O concurso tem o patrocínio da Sicredi, Faep/Senar, Bratac, Ocepar, Sebrae, Cooperativa Integrada, BRDE e, ainda, o apoio da Cocari, Cocamar, Copacol, Associação Brasileira da Indústria do Café (Abic) e Sociedade Rural do Paraná (SRP).