Termo de cooperação com Paraná vai estimular Fórum da Agenda 21 02/10/2007 - 17:40

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e o governador Roberto Requião assinaram nesta terça-feira (2), na Escola de Governo, um acordo de cooperação técnica com o intuito de estimular as ações do Fórum Permanente da Agenda 21 no Estado. “A assinatura do acordo de cooperação entre governo federal e governo estadual é um marco na história desse país, pois discutirá meio ambiente a partir de uma visão de sustentabilidade social, ambiental, econômica, política e cultural para não dizer ética e civilizatória”, ressaltou a ministra.
O acordo tem como objetivo o incentivo para a realização das Agendas 21 locais, em parceria do governo com a sociedade, fortalecimento do Fórum Permanente da Agenda 21 e do processo de criação de agendas 21 no estado. Além ainda de criar um plano local de desenvolvimento sustentável que reflita os desejos, anseios e necessidades locais por meio de ações de curto, médio e longo prazo.
PACTO 21 UNIVERSITÁRIO – Foi assinado ainda o Pacto 21 Universitário com 13 estabelecimentos de ensino superior que atuam no Estado. O Pacto é uma iniciativa do Fórum Permanente da Agenda 21 Paraná e tem como objetivo a conscientização sócioambiental da comunidade acadêmica com apoio do governo do Estado e sociedade civil.
O secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rasca Rodrigues, disse que a participação das universidades e dos estudantes é fundamental para que haja resultados. “As instituições de ensino possuem uma capacidade de multiplicação de ações e conceitos extraordinária. Sem esta parceria o estado não conseguiria sozinho executar ações transformadoras para o futuro, por isso a importância da participação de todos os cidadãos”, destacou.
Para que haja essa conscientização de forma eficaz, o pacto prevê três frentes de trabalho: a institucionalização dos princípios da Agenda 21 Paraná – por meio de práticas de ensino, pesquisa extensão, programas e ações pró-ativas; a divulgação do contexto da Agenda 21 Paraná – por meio da formação de multiplicadores e da disseminação de conteúdo; e com a promoção para tomada de atitudes transformadoras, visando a sustentabilidade.
A coordenadora da Agenda 21 Paraná, Schirle Margaret dos Reis Branco, disse que a parceria com as universidades é um sinal de que governo e sociedade acadêmica estão em consonância de idéias. “A Tuiuti foi a primeira universidade do Brasil a fazer parte da agenda 21 e, tanto PUC como UFPR, já apresentam iniciativas referentes a tema ambientais, isso mostra que a responsabilidade está sendo compartilhada e há um comprometimento de ambas as partes para com o meio ambiente”, disse.
Segundo o reitor do Centro Universitário Positivo, Oriovisto Guimarães, o Unicenp está sempre integrado às ações que envolvem a comunidade como um todo, e hoje não existe assunto que mais envolva toda a comunidade do que o meio ambiente, e essa Agenda 21 vem ao encontro do programa de mestrado em meio ambiente que o unicenp mantém. Então tanto pelo curso de mestrado em meio ambiente e quanto pela própria vocação de uma instituição universitária, essa atividade esse envolvimento extremamente importante e nós estamos integrados a esse movimento”.
Para a pró-reitora de Promoção Humana da Tuiuti, Ana Margarida de Mello Taborda, a Agenda 21 na universidade é um ganho para a Universidade. “A agenda 21 é fundamental para a universidade, uma vez que ela preza o ser humano e a preservação da vida - objetivo primordial para qualquer instituição de ensino”, esclareceu a pró-reitora.
O Pacto foi assinado pela Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Rasca Rodrigues); Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Lygia Puppato); Fórum Permanente da Agenda 21 Paraná; pelo presidente da Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior Público Estadual, Antonio Alpendre; reitor do Centro Universitário Positivo, Oriovisto Guimarães; o diretor da Faculdade Evangélica do Paraná, Arnaldo Rebelo; o diretor da Faculdade Dom Bosco, Augusto César Tosin; Instituto de Ensino Superior Camões; o vice-reitor da Pontifícia Universidade Católica, João Oleynik; pelo reitor da Universidade Estadual de Maringá, Décio Sperandio; reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa, João Carlos Gomes; do reitor da Universidade do Centro Oeste, Vitor Hugo Zanette; do reitor da Universidade Estadual do Norte do Paraná, Dom Fernando Penteado; reitor da Universidade Estadual do Oeste, Alcibíades Luiz Orlando; reitor da Universidade Federal do Paraná, Carlos Augusto Moreira Junior; e Universidade Tuiuti do Paraná.