UEL demonstra potencial acadêmico e de serviços na Expolondrina 16/04/2019 - 09:20
Mais de 2 mil pessoas participaram dos eventos organizados por professores e estudantes de graduação e de pós-graduação da Universidade Estadual de Londrina (UEL) durante a Expolondrina 2019, que terminou neste domingo (14), no Parque de Exposições Ney Braga. Pesquisadores, servidores técnico administrativos e estudantes foram responsáveis por uma extensa grade de palestras técnicas, oficinas e cursos sobre temas ligados ao agronegócio e empreendedorismo, como parte da programação oficial da feira, que atingiram um público superior a 600 pessoas. O trabalho foi realizado em parceria com o Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER) e o Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR).
Outro destaque da Via Rural foi o espaço Saúde, que demonstrou pela primeira vez os serviços prestados pelo Hospital Universitário (HU) da UEL. Durante a feira os visitantes tiveram acesso a informações sobre o funcionamento do Hemocentro, doação de órgãos e de tecidos para transplante. Também foram divulgadas ações do Banco de Leite Materno, sobre prevenção de queimaduras, câncer de pele e de doenças cardiovasculares e alerta sobre atendimento de emergência em casos de parada cardiorrespiratória.
Impacto - além da demonstração dos serviços e de projetos acadêmicos, a participação da UEL também se deu no campo político. Durante a semana foram realizadas dezenas de reuniões e encontros de dirigentes da UEL com representantes do estado, que transferiu o Governo do Paraná para o parque Ney Braga no período de 10 a 12 de abril. O reitor Sérgio Carvalho participou de várias reuniões e encontros, inclusive com a participação do governador Carlos Massa Ratinho Júnior.
Cultura - além de toda a agenda técnica e política, o vice-reitor da UEL, professor Décio Sabbatini Barbosa, participou na última quinta-feira (11) de um encontro entre produtores culturais de Londrina com o Secretário Estadual de Comunicação e Cultura, Hudson José. Também participou da reunião a Superintendente de Cultura, Luciana Pereira, e o secretário municipal de cultura de Londrina, Caio Julio Cesaro.
Durante o encontro foram discutidas as perspectivas para a realização do Festival de Música de Londrina e do Festival Internacional (FILO), que completou 50 anos em 2018, com sua edição adiada por falta de recursos. O secretário afirmou que os acontecimentos mais expressivos da cultura local terão prioridade na pasta da cultura, ressaltando que a presença da UEL, como integrante das ações, cedendo espaço, infraestrutura e mão de obra, representa o estado nestes eventos.
Normal 0 21 false false false PT-BR X-NONE X-NONE
/* Style Definitions */ table.MsoNormalTable {mso-style-name:"Tabela normal"; mso-tstyle-rowband-size:0; mso-tstyle-colband-size:0; mso-style-noshow:yes; mso-style-priority:99; mso-style-parent:""; mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt; mso-para-margin-top:0cm; mso-para-margin-right:0cm; mso-para-margin-bottom:10.0pt; mso-para-margin-left:0cm; line-height:115%; mso-pagination:widow-orphan; font-size:11.0pt; font-family:"Calibri","sans-serif"; mso-ascii-font-family:Calibri; mso-ascii-theme-font:minor-latin; mso-hansi-font-family:Calibri; mso-hansi-theme-font:minor-latin; mso-bidi-font-family:"Times New Roman"; mso-bidi-theme-font:minor-bidi; mso-fareast-language:EN-US;}