UEL é parceira no mestrado profissional de sociologia em rede nacional 29/06/2016 - 10:11

O Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional (ProfSocio) foi aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) neste mês de junho. O objetivo do curso é propiciar um espaço de formação continuada para professores de Sociologia que atuam na Educação Básica, além de pessoas que desejam atuar na área.

O ProfSocio é o resultado da articulação entre a Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS), a Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) e a Universidade Estadual de Londrina (UEL), que reuniram outras sete instituições envolvidas nacionalmente com estudos e pesquisas acerca da Sociologia na Educação Básica, e comprometidas com a formação continuada de professores na área.

O início do ProfSocio está previsto para o primeiro semestre de 2017. Serão ofertadas inicialmente 175 vagas distribuídas entre as nove instituições associadas à rede. O processo seletivo nacional ocorrerá no segundo semestre de 2016. Poderão concorrer às vagas professores da rede pública da Educação Básica que ministram aulas de Sociologia, e portadores de diploma de licenciatura reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC).

Além da UEL, o Mestrado também será ofertado nas seguintes instituições: Universidade Estadual de Maringá (UEM), Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade Estadual Paulista (UNESP - Campus Marília), Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) e Universidade Federal do Vale do Acaraú (UVA).

A realização do ProfSocio visa contribuir para o atendimento da meta 16 do Plano Nacional de Educação (PNE), que prevê a formação de 50% dos professores da Educação Básica em nível de pós-graduação até 2024. O curso será ofertado na modalidade semipresencial, isto é, com aulas presenciais e a distância, somando 450 horas distribuídas em três semestres.

Organização - A Fundaj é a instituição responsável pela organização do ProfSocio no âmbito da Universidade Aberta do Brasil (UAB). A partir do funcionamento do curso, novas instituições poderão associar-se à rede por meio de edital de adesão. Para o segundo ano do mestrado profissional, estão previstas as participações da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e Colégio Pedro II.

Mais informações a respeito do ProfSocio podem ser solicitadas pelo e-mail profsocio@fundaj.gov.br.