UEM apresenta à secretária projetos do Universidade Sem Fronteiras 06/12/2007 - 10:10

05/12/2007
A secretária de Estado Lygia Lumina Pupatto, da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, participou em Maringá, da reunião de lançamento regional do programa de extensão universitária Universidade Sem Fronteiras, juntamente com o reitor Décio Sperandio, da Universidade Estadual de Maringá (UEM). A reunião foi realizada nesta quarta-feira, 05, às 14h30, no Anfiteatro Ney Marques, na UEM, com o objetivo de apresentar os 19 projetos que a instituição vem desenvolvendo dentro do Programa.
A secretária Lygia disse que está muito feliz com o que tem ouvido sobre os projetos do Universidade Sem Fronteiras. “Estas reuniões regionais têm mostrado que estamos alcançando os objetivos do Programa. Esta é a sexta reunião que participo e posso garantir que estamos colocando em prática projetos importantes para o desenvolvimento do nosso Estado”, concluiu Lygia.
O reitor Décio Sperandio destacou a importância da atuação da UEM no Programa, que tem como meta o desenvolvimento do Paraná, e agradeceu o acompanhamento constante da professora Lygia Pupatto em relação às iniciativas da Universidade. “Ficamos felizes com a presença constante da secretária, porque sabemos que o governo toma conhecimento das nossas causas in loco”.
O Universidade Sem Fronteiras tem por objetivo executar uma política de extensão específica para as instituições públicas estaduais e federais de Ensino Superior do Paraná. Cerca de cinco mil estudantes das instituições estaduais de ensino superior do Paraná serão inseridos nos municípios com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) ou em bairros da periferia das grandes cidades que apresentem problemas de desagregação social e econômica. As regiões de atuação foram identificadas pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes) como as mais vulneráveis do ponto de vista econômico e social.
A UEM possui dezenove projetos em andamento, nas áreas de licenciatura, direitos sociais, agricultura familiar e pecuária leiteira. A gestão deles está a cargo da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura. Participam 47 professores, 35 profissionais recém-formados, 79 estudantes de graduação.
Dois dos participantes do projeto “Proposta Multidisciplinar de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável: cooperativismo e associativismo estimulando a produção de maracujá orgânico na agricultura familiar”, Daniel Faria e Jhonatan Cavalieri, comentaram o início da ação no município de Nova Tebas. “Estamos começando o contato com a comunidade envolvida e acreditamos que será gratificante auxiliar na produção”, destacou Daniel. A UEM conta com os projetos Suporte à Licenciatura de Física, Juventude: prevenção, defesa e resgate e Música na Escola, entre outros.
No total, o governo do Paraná está investindo R$ R$ 1.179.612,00 para que a UEM desenvolva os projetos em 30 cidades. As ações ainda contam com parecerias de prefeituras, secretarias municipais, núcleos de educação, associações comerciais e de bairros, da Emater e da Associação Comunitária Indígena Faxinal. O presidente da Associação, o cacique Cândido Lucas, esteve presente à reunião na UEM, ao lado de prefeitos e parceiros representantes das comunidades abrangidas pelos projetos, assim como seus coordenadores, professores orientadores e bolsistas. O cacique agradeceu a todos que vêm contribuindo com a com a causa indígena.