UEPG abre inscrições para o Processo Seletivo Seriado 2014
31/07/2014 - 16:50

A partir desta sexta-feira (1º) a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) recebe inscrições para o Processo Seletivo Seriado – PSS 2014. Até 1º de setembro, os interessados deverão acessar a página do concurso (www.cps.uepg.br/pss). As provas serão aplicadas em 23 de novembro, em Apucarana, Cascavel, Castro, Curitiba, Guarapuava, Irati, Jacarezinho, Jaguariaíva, Maringá, Palmeira, Ponta Grossa, Rio Negro, São Mateus do Sul, Telêmaco Borba e Umuarama, conforme opção do candidato no momento da inscrição.

A UEPG é pioneira no Paraná, na implantação do processo seriado para ingresso na graduação. Como modalidade de seleção alternativa, o PSS se desenvolve de maneira gradual, sistemática e cumulativa. O aluno é avaliado ao final de cada uma das séries do ensino médio, por meio de provas denominadas PSS I, PSS II e PSS III. Na última etapa do processo (PSS III), o opta por um dos 38 cursos ofertados pela instituição. Para este ano, são 490 vagas (correspondente a 25% do total de vagas para ingresso na graduação).

Para a inscrição (ou renovação da inscrição, no caso do PSS II e PSS III), o candidato deverá acessar o sistema disponibilizado pela Comissão Permanente de Seleção (CPS), órgão responsável pelos concursos e processos seletivos da UEPG, no endereço www.cps.uepg.br/pss.


MUDANÇAS

A partir de deste ano, o PSS, passa por uma série de mudanças definidas a partir de discussões com os representantes da rede pública e privada de ensino e aprovadas pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) da UEPG. De acordo com o coordenador-geral da CPS, Ivo Mario Mathias, as alterações visam atender às Diretrizes Curriculares do Paraná (2008) e atualizar o conteúdo programático do ensino médio, incluindo disciplinas como Filosofia e Sociologia e novos gêneros textuais para a prova de Redação.

De acordo com o coordenador-geral da CPS, a forma de composição das provas, com conteúdo programático aprovado pelo CEPE, passa a vigorar a partir de 2014 (PSS I), para os candidatos do triênio 2014/2016, e assim sucessivamente, reforçando que o PSS é um processo com duração de três anos. Para os candidatos do PSS II e III, triênios 2012/2014 e 2013/2015, permanecem os conteúdos programáticos em vigência, aprovados pelo CEPE em 2009, com exceção da Redação, que inclui novos gêneros textuais e a Literatura, que passa a ter novas obras literárias.

Todas as informações estão disponíveis no site www.cps.uepg.br/pss