UEPG cria Agência de Inovação e Propriedade Intelectual 01/07/2008 - 17:30

01/07/2008
Transformar Conhecimento em Riqueza. Essa é a missão da Agência de Inovação e Propriedade Intelectual da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), como novo órgão suplementar, criado no último dia 26 de junho pelo Conselho Universitário. A proposta de criação da nova unidade administrativa foi feita pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PROPESP), por entender que a instituição necessitava dispor de um órgão responsável pela gestão da política de inovação e dos processos relativos à proteção de direitos da propriedade intelectual da UEPG.
A Agência  tem como principal desafio a estruturação e a consolidação dessas finalidades e, mais especificamente, promover a articulação e a oferta do conhecimento produzido pela UEPG, com o atendimento das demandas oriundas do setor produtivo.
Para a professora Jackelyne Correa Veneza, coordenadora de Ciência & Tecnologia da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), a nova agência é mais um avanço em todo o sistema estadual de ensino superior. Segundo ela, com isso mais uma universidade estadual conta com uma ferramenta de desenvolvimento. “Isso amplia ainda mais o sistema em pesquisa e inovação no Paraná”, afirmou a coordenadora.
O coordenador da Agência,  Angelo Luiz Maurios Legat, lembra que os objetivos são disseminar a cultura de Propriedade Intelectual, estimular e valorizar o exercício da criatividade e da atividade inventiva e disseminar os incentivos e benefícios oriundos da Lei do Bem e da Lei Rouanet de Pesquisa.
“Também busca dar suporte a pesquisadores nos processos de proteção da propriedade intelectual, nas prestações de serviços técnicos especializados, no desenvolvimento de projetos em regime de parceria com órgãos públicos e privados e na transferência de tecnologia expressa sob a forma de cessão de uso e/ou licenças de bens móveis e ainda promover a integração Universidade-Empresa-Governo nos processos de transferência de tecnologia de produtos e processos inovadores entre outras”, destacou Legat.