UEPG inaugura laboratórios multiusuários 06/05/2008 - 16:00

Para dar suporte às atividades acadêmicas dos cursos da instituição, o reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), João Carlos Gomes, inaugurou nesta segunda-feira, dia 5, as obras dos laboratórios multiusuários do Centro Interdisciplinar de Pesquisa e Pós-Graduação (CIPP), no Campus Universitário de Uvaranas. As obras ocupam uma área de 997m² e receberam investimento de R$ 548 mil, por meio de convênio firmado entre a UEPG e a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti/Fundo Paraná).
Com a inauguração, a instituição abre espaços para atender atividades, como seminários, palestras, ensino e pesquisa. A obra faz parte da política de expansão da instituição, voltada à consolidação da infra-estrutura de pesquisa e ensino da universidade.
Na oportunidade, João Carlos Gomes falou do crescimento da área física da instituição, associado à qualidade acadêmica traduzida na oferta de cursos de pós-graduação em nível de especialização e mestrado. Também assinalou o volume crescente de pesquisas em todas as áreas de atuação da universidade.  “Para nós, a oportunidade de oferecer mais espaços de ensino e pesquisa para a comunidade universitária se constituiu num momento de agradecimento e de valorização dos esforços conjuntos rumo a novas e necessárias conquistas para a instituição”, disse ele.
O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Benjamin de Mello Carvalho, destacou a característica dos laboratórios multiusuários que se abrem para o atendimento não somente à graduação, mas também à pós-graduação, contribuindo para o trabalho de diferentes disciplinas.
Como um espaço que ilustra o desenvolvimento da UEPG, nos campos da pesquisa e pós-graduação, com os laboratórios multiusuários o CIPP passa a ter a oportunidade de valorizar os programas de pós-graduação stricto sensu, que acompanham a busca crescente de aprimoramento intelectual. “A ampliação do espaço do CIPP representa a continuidade do atendimento de qualidade que se constitui o objetivo da UEPG, em todas as suas áreas de ação”, afirmou João Carlos Gomes.
O CIPP ganha oito salas de aulas e oito laboratórios que terão como prioridade os trabalhos e projetos voltados à pesquisa como elemento indissociável do aprendizado, no âmbito de uma universidade que presta serviços à comunidade em que se encontra inserida. Os laboratórios receberão equipamentos no valor de R$1,5 milhão, com recursos repassados pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), vinculada ao Ministério de Ciência e Tecnologia.
            No final da solenidade foi apresentado um dos resultados, ligado à pesquisa de liquefação da maçã, orientada pelos professores doutores do departamento de Engenharia de Alimentos, Alessandro Nogueira e Gilvan Wosiacki, ambos com trabalhos reconhecidos no exterior. Desenvolvido pelo aluno do programa de Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos, José Ricardo Ferreira de Carvalho, o processo de transformação dos produtos nobres da maçã em bebidas fermentadas e destiladas, que puderam ser degustadas durante a inauguração, é apenas uma das vertentes da pesquisa com o fruto, que teve início na UEPG ainda durante a década de 80.