UEPG inicia ano letivo de 2016 com acolhida aos calouros 18/03/2016 - 16:20

Mais de sete mil estudantes iniciam o ano letivo na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), nesta segunda-feira (21). Cerca de 2 mil alunos são calouros, aprovados no PSS e nos vestibulares de Inverno e de Verão 2015, que terão uma programação de acolhida e integração, nos Campus Central e Uvaranas, às 8h, 14h e 19h, de acordo com o turno de cada curso, com a presença do reitor Carlos Luciano Sant’Ana Vargas, a vice-reitora Gisele Alves de Sá Quimelli, pró-reitores, diretores de setor, chefes de departamento, coordenadores de curso e docentes.

As atividades são gerenciadas pela Coordenadoria de Auxílio e Orientação ao Estudante (CAOE) e pelos setores de conhecimento. Segundo o coordenador da CAOE, Milton Anfilo haverá uma atividade conjunta de todos os cursos e, posteriormente, ações desenvolvidas em cada setor de conhecimento. Na recepção aos calouros, o reitor Luciano Vargas e a vice-reitora Gisele Quimelli farão uma apresentação da instituição e darão as boas-vidas aos novos alunos. Em seguida, os pró-reitor Miguel Archanjo de Freitas Júnior e a diretora de Ensino, Elizabeth Weinhardt de Oliveira Scheffer, farão uma explanação sobre as atividades da Pró-Reitoria de Graduação, que passará a fazer parte do cotidiano dos calouros.

A programação contempla ainda uma palestra de alerta e conscientização sobre a dengue, Chikungunya e Zika, como parte das ações desenvolvidas pela UEPG de combate ao Aedes aegypti. A ação atende a convocação feita pelos ministérios da Saúde e da Educação, para uma mobilização nacional contra o mosquito transmissor dessas doenças, a partir das instituições de ensino superior.

Após as atividades de acolhida, os calouros serão levados pelos coordenadores de curso aos espaços de cada setor de conhecimento, onde receberão informações específicas de cada curso, além de participarem de atividades de integração, envolvendo os veteranos, centros acadêmicos e associações atléticas. A programação é de responsabilidade dos Setores de Conhecimento.


TROTE PROIBIDO - Os calouros ainda serão alertados para a proibição do trote, conforme normas internas da UEPG e legislação municipal. De acordo com a Resolução CA nº 23, de 23 de janeiro de 1996, é proibida qualquer atividade de trote nas dependências da UEPG (nos campi local e avançados) e órgãos descentralizados.

Considera-se trote qualquer ato que implique violação das normas estatutárias e regimentais, bem como dos direitos e garantias individuais consagrados no ordenamento jurídico brasileiro, como por exemplo a liberdade de ir e vir; não obrigatoriedade de realização de qualquer ato que não seja exigido por lei; inviolabilidade da pessoa tanto física quanto moral. No caso de registro de ocorrências do gênero, os responsáveis estarão sujeitos a sanções disciplinares que vão da advertência à exclusão, de acordo com a gravidade do fato.

A matéria também é disciplinada pela lei municipal nº 8533, de 25 de maio de 2006, que proíbe a prática estudantil denominada “trote”, no município de Ponta Grossa. Pelo dispositivo, entende-se como “trote” toda forma de manifestação estudantil com aprovados em cursos regulares, concursos seletivos ou exames vestibulares, que possa injuriar, colocar em risco ou constranger a integridade moral e física, a dignidade ou a imagem do estudante e/ou seus familiares. Os infratores estarão sujeitos ao pagamento de multa, além de outras medidas cabíveis.

OUTRAS UNIVERSIDADES – A Universidade Estadual do Paraná (Unespar) e a Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) iniciam o ano letivo em 28 de março; a Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro). A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) inicia no dia 4 de abril; a Universidade Estadual de Maringá (UEM) e a Universidade Estadual de Londrina (UEL) em 11 de abril.