UEPG realiza campanha sobre uso racional de medicamentos 05/05/2016 - 09:32

O Departamento de Ciências Farmacêuticas da UEPG desenvolve a “Campanha 05 de Maio o Uso Racional de Medicamentos”, nesta quinta-feira, no Terminal Central de Ônibus de Ponta Grossa, das 9h às 15 horas. A data (05 de maio) registra o Dia Nacional da Luta dos Estudantes de Farmácia. Esta data foi escolhida para a realização em todo Brasil da Campanha 05 de Maio com a população. O objetivo é o esclarecimento do uso correto de medicamentos pela população em todos os seus aspectos busca pelo diagnóstico da doença, correta aquisição e uso do medicamento, verificação da cura da doença ou estabilização do problema, e descarte dos medicamentos.

A atividade também visa o aperfeiçoamento das habilidades envolvidas na comunicação interpessoal, contato com a população, trabalho interdisciplinar e possibilidade de esclarecer a população a respeito da profissão farmacêutica e suas atribuições. Os alunos da área, acompanhados de professores, vão orientar a população sobre os perigos da automedicação; determinar a pressão arterial, esclarecendo dúvidas a respeito do tratamento farmacológico utilizado; determinar a glicemia capilar; divulgar o uso de plantas medicinais de forma racional; prestar esclarecimentos sobre preparação de chás medicinais, indicações terapêuticas, dose e possíveis efeitos colaterais das plantas medicinais.


Profissão Farmacêutica

O encontro com a população no Terminal Central de Ônibus proporciona aos acadêmicos do curso de Farmácia da UEPG entrar em contato com a população. A idéia é deixar as pessoas mais próximas da profissão farmacêutica. Além de obter esclarecimentos sobre os riscos da automedicação e do uso de plantas medicinais e antimicrobianos, a população vai ter informações sobre o uso de medicamentos em pacientes idosos, crianças e gestantes. A campanha também distribui folhetos explicativos sobre temas diversos dos medicamentos e plantas medicinais, bem como explicações orais dos temas.

Silvaldo Baglie, coordenador da campanha, destaca que as pessoas que adoecem, muitas vezes, tentam identificar sua doença baseando-se nos sintomas, e quando acreditam que não se trata de algo muito grave usam a automedicação. Por isso, segundo ele, cabe ao profissional farmacêutico preparar e orientar os pacientes quanto ao uso adequado dos medicamentos, esclarecendo os perigos do uso inadequado, principalmente em idosos, gestantes e crianças. Da mesma forma, muitas pessoas têm dúvidas a respeito das plantas medicinais, acreditando que por serem produtos “naturais” não trazem problemas à saúde.

Outra questão importante que o professor aponta relaciona-se ao uso indiscriminado de antimicrobianos e outros medicamentos. “As pessoas costumam guardar medicamentos que sobraram de tratamentos anteriores, para fazerem uso quando julgarem necessário”, diz Silvaldo. Para o coordenador, o farmacêutico é profissional com potencial e formação para prestar importantes informações aos pacientes. Ainda registra que a “Campanha 05 de Maio” é um momento em que os futuros profissionais podem desenvolver atividades relacionadas com a prática profissional e beneficiar a população com as informações.