Unioeste forma primeira turma de Pedagogia do Campo 03/06/2008 - 17:23

Um grupo de 35 estudantes, com idades entre 18 e 60 anos, participou de um evento que marcou suas vidas e de toda a comunidade. Eles fazem parte da primeira turma do curso de Pedagogia para Educadores do Campo, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e colaram grau no último sábado (31). O curso é realizado em parceria entre a Unioeste, Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).
A secretária de Estado Lygia Pupatto, da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, destacou a grande importância do curso de Pedagogia para Educadores do Campo. “Neste projeto a universidade dialoga profundamente com os Movimentos e Organizações Sociais e viabiliza uma proposta quem em si mesma já é revolucionária”.
“Oferecer oportunidades iguais a todos para que possam exercer sua cidadania, possibilitar o convívio com as diferenças e fazer disso uma oportunidade de aprender e crescer”, disse a secretária ao destacar um dos sentidos da universidade.
Para o graduado Amaro Korb Rabelo, 27 anos, “o curso foi muito importante, pois possibilitou um conhecimento de mundo que eu não tinha até então”. Ele também destacou a luta dos movimentos sociais do campo, da universidade e do governo do Estado em promover esse curso de graduação.
Os formandos têm vinculo com algum movimento organizado do campo, como a Comissão Pastoral da Terra, a Agricultura Familiar, o Movimento dos Trabalhadores. O principal objetivo do curso é atender as demandas sociais do campo na área educacional.
Na grade curricular, algumas disciplinas foram direcionadas para as questões do campo e da história dos movimentos sociais. Todos os alunos graduados receberam diploma de pedagogos pela Unioeste.