Unioeste oferece primeiro doutorado no campus de Foz e o primeiro mestrado em Saúde na cidade 26/01/2015 - 10:40

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Foz do Iguaçu, teve avaliação positiva da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) no final de dezembro, para a implantação do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu, nível doutorado em Sociedade, Cultura e Fronteiras, sendo o primeiro doutorado do campus, e também aprovou, em nível mestrado, em Saúde Pública em Região de Fronteira na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). O mestrado é o pioneiro na área da saúde em Foz do Iguaçu.

Doutorado - A aprovação, segundo a Capes, considerou a consistência da proposta, a experiência bem sucedida do mestrado já existente em Sociedade, Cultura e Fronteiras. A adequada dimensão do regime de trabalho, a maturidade científica e capacidade de orientação de seu corpo docente, também foram fatores decisivos para a implantação do Programa.

O curso iniciará suas atividades no segundo semestre deste ano, com duração máxima de quatro anos e contará com três linhas de pesquisa: Território, História e Memória, Linguagem, Cultura e Identidade e Trabalho, Política e Sociedade.

O objetivo do doutorado é formar profissional com base teórica interdisciplinar sólida, integradora e inovadora para atuação em conflitos e ambiguidades derivados da situação de fronteiras geográficas, cibernéticas e simbólicas. O Edital com o cronograma das datas deverá ser publicado no mês de abril.

Mestrado – A Capes também aprovou o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu, nível mestrado, em Saúde Pública em Região de Fronteira na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Foz do Iguaçu. O Programa possui três linhas de pesquisa, a primeira, Políticas de saúde em região de fronteira, a segunda, Epidemiologia e vigilância em saúde de fronteira e por último, Coletividades e o processo saúde-doença em região de fronteira e as relações com a muldisciplinaridade.

Inicialmente serão ofertadas 11 vagas e poderão se candidatar profissionais da área de saúde e afins, com dedicação em tempo integral, podendo concorrer a bolsas de estudo fornecidas pela Unioeste ou por agências de fomento. A expectativa é que o primeiro processo seletivo seja realizado ainda no primeiro semestre deste ano.

O corpo docente será constituído por pesquisadores doutores da Unioeste e pela Universidade de São Paulo (USP) de diferentes áreas, tais como: Enfermagem, Ciências Biológicas, Biomedicina, Educação Física, Saúde Coletiva, Medicina e Estatística. O Edital deve ser divulgado em abril.