Universidade Sem Fronteiras promove discussão sobre café orgânico em Londrina 18/04/2008 - 18:00

Participantes do projeto “Produção de Café Orgânico e Reflorestamento: perspectiva de sustentabilidade para agricultura Familiar”, que faz parte do programa Universidade Sem Fronteiras, da Secretaria de Estado da Ciência Tecnologia e Ensino Superior (Seti), promoveram no último final de semana em Londrina o I Workshop Norte Paranaense de Cafeicultura Orgânica. A discussão sobre a produção de café orgânico que reuniu acadêmicos, recém formados e professores da Universidade Estadual de Londrina (UEL), vinculados ao programa da Seti, despertou interesse em assentamentos, pequenos e médios produtores de mais de 30 municípios.
O Universidade Sem Fronteiras atua em assentamentos que vivem de pequenas produções e encontram no programa de extensão as informações necessárias para melhorar a qualidade do produto, aumentar o lucro e a produtividade. É o caso do produtor Rubens Mastelini, do Assentamento Iraci Salete, de Alvorada do Sul, que destaca a importância do Universidade Sem Fronteiras. “É  importante para nós que ainda plantamos como antigamente e precisamos ser informados das novidades”.
Antes o maior produtor de café do Brasil, o Norte do Paraná perdeu esta condição para Minas Gerais, mas busca agora a produção de café de alta qualidade através do orgânico, buscando o mercado interno e também as exportações.
Segundo o presidente da Cooperativa Agroindustrial Solidária de Lerro-Ville, Fábio Gonçalves dos Anjos, o workshop aconteceu em uma hora excepcional. “Pode estimular o produtor e os consumidores da região a comprar o café orgânico que já é vendido em grande escala para outros Estados”, disse o presidente.