Universidade Virtual do Paraná é tema de reunião em Brasília
13/07/2016 - 18:40

O secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Carlos Gomes, participou nesta quarta-feira (13) de uma reunião com o ministro da Educação, José Mendonça Bezerra Filho e o diretor de Educação a Distância na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC), Jean Marc Georges Mutzig. 

Na ocasião, o secretário entregou uma proposta de adesão ao Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), por meio de um Termo de Cooperação Técnica entre o MEC/CAPES/DED e Governo do Estado, via SETI, para a oferta de cursos e programas de ensino superior, na modalidade a distância, pela Universidade Virtual do Paraná (UVPR). 

Estamos solicitando a autorização para a utilização dos 60 polos existentes no Paraná, de apoio presencial, do Sistema Universidade Aberta do Brasil, para a oferta em rede inicialmente de um Curso Superior de Tecnólogo em Gestão Pública, com 3600 vagas, envolvendo as universidades públicas estaduais UEL, UEM, UENP, UEPG e UNICENTRO. A oferta de cursos e programas de ensino superior, na modalidade a distância, serão de grande valor não só para nosso Estado como para os demais estados brasileiros”, ressaltou o secretário.

Criada em 2015, a UVPR tem a finalidade de ampliar, estrategicamente a oferta e o acesso à educação, o incentivo a pesquisa e à extensão, o desenvolvimento tecnológico, na modalidade a distância, mediante uso de tecnologias de informação e comunicação. A UVPR é uma cooperativa descentralizada, instituída no âmbito das instituições de ensino superior estaduais, que atuará em cooperação direta com o Instituto de Tecnologia do Paraná, por meio do TECPAR Educação.

Os reitores Carlos Luciano Sant’Ana Vargas, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e Aldo Nelson Bona, da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro), juntamente com o deputado Alex Canziani, também participaram da reunião. 

Na sequência, João Carlos Gomes e Aldo Nelson Bona acompanharam o deputado Alex Canziani em audiência com o deputado Toninho Wandscheer, líder da bancada paranaense no Congresso Nacional. Neste encontro, trataram da apresentação das emendas de bancada ao Orçamento da União de 2017. A bancada deverá priorizar três setores (saúde, educação e transportes). Na área da educação, deverão destinar recursos para investimento nas sete universidades estaduais paranaenses (UEL, UEM, UEPG, Unicentro, Unioeste, Unespar e UENP). Os valores ainda não estão definidos.

O grupo paranaense também esteve em audiência com o diretor de Gestão, Articulação e Projetos Educacionais do FNDE, Leandro José Franco Damy, acompanhados do deputado federal ponta-grossense, Sandro Alex. Nesse encontro, o reitor da UEPG teve o suporte do assessor de Captação de Recursos da UEPG, Carlos Roberto Ferreira, para reivindicar a atualização de demandas da instituição junto ao órgão responsável pela execução das políticas educacionais do MEC. 

Representando a Abruem e a Apiesp, o reitor Aldo Nelson Bona ainda participou da audiência pública sobre o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), na Câmara dos Deputados, discussão proposta pelos deputados Chico Lopes e Orlando Silva, das comissões de Legislação Participativa e de Educação. Entre outros representantes de entidades da área da Educação, a audiência contou com a presidente do Fórum Nacional dos Coordenadores Institucionais do Pibid – ForPibid, professora Alessandra Santos de Assis. A meta é institucionalizar o Pibid como política de Estado e de Formação de Professores.

SetiBrasilia1
  
SetiBrasilia1