Universidade holandesa quer firmar parceria com Paraná
08/04/2016 - 15:00
O secretário para Assuntos Estratégicos, Flávio Arns, em conjunto com o secretário de Estado do Planejamento e Coordenação Geral, Silvio Barros, receberam na última terça-feira (05) uma comitiva da Universidade de Twente, da Holanda. Também esteve presente na reunião um grupo técnico formado por representantes das secretarias envolvidas nos assuntos de interesse da comitiva.
A delegação holandesa, presidida por Maya Van der Berg, veio firmar parcerias com o governo do Paraná nas áreas de energia renovável (eólica e biomassa), nanotecnologia e mobilidade urbana. Além de estabelecer cooperação com universidades paranaenses.
De acordo com Van der Berg, a Universidade de Twente tem muito interesse em compartilhar a experiência que eles têm nos setores de mobilidade urbana, por meio de ciclovias, e “smart highways” (rodovias inteligentes).
O Secretário Flávio Arns reiterou a importância da imigração holandesa para o Paraná. “A pujança da agricultura paranaense é fruto da colaboração dos holandeses no desenvolvimento tecnológico do setor”, lembrando o pioneirismo do plantio direto.
O cônsul do Reino dos Países Baixos no Paraná e Santa Catarina, Robert de Ruijter, falou da intenção de aumentar a cooperação com o Paraná. “Temos interesse em organizar uma missão econômica à Holanda, já que a Holanda é uma das maiores importadoras da soja paranaense”.
Silvio Barros ressaltou que o Paraná tem muito interesse na cooperação com a Holanda, principalmente na geração de energia através de biomassa. “Hoje, a energia é o produto mais rentável do estado e, por este motivo, a geração de energia deve ser aproveitada de todas as formas. A Copel tem o maior programa de geração de energia através da biomassa do Brasil, mas ainda tem muito para aprender e colaborar”.