Uso eficiente da água favorece áreas científica e tecnológica 23/03/2007 - 11:42

22/03/2007
A secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Lygia Pupatto, destaca a importância do debate em busca de soluções que melhorem o aproveitamento da água. “A discussão a respeito da conservação da água vai favorecer a implementação de ações nas áreas científica e tecnológica, que se somarão a projetos desenvolvidos pelas universidades do Paraná, fundamentais para o sucesso do Programa de Repovoamento de Ambientes Aquáticos Paranaenses”, disse.
Segundo a secretária, um dos projetos da Secretaria trata do rastreamento genético através de marcadores moleculares, que vai permitir a obtenção de informações sobre o êxito do Programa de Repovoamento de Ambientes Aquáticos Paranaenses. Além disso, um banco de sêmen de espécies nativas, atualmente com mais de 12 mil doses de sêmen congelado, vai propiciar aos laboratórios de piscicultura a disseminação das espécies de reprodutores selecionados.
Lygia Pupatto participou nesta quinta-feira (22) das comemorações do Dia Mundial da Água. A FAO, agência das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, promove um pacto nacional pela conservação das águas no Brasil. O encontro foi aberto pelo governador Roberto Requião, em Foz do Iguaçu, símbolo da riqueza hídrica do País, onde estão as Cataratas do Iguaçu e a Itaipu Binacional, a maior usina hidrelétrica do mundo em geração de energia.
Uma reunião no Parque Tecnológico de Itaipu debate soluções que melhorem o aproveitamento da água em regiões onde ela é escassa. Representantes de órgãos de governo gestores dos recursos hídricos, grandes consumidores e organizações do terceiro setor debatem medidas para melhorar o aproveitamento da água e para diminuir a poluição e oferecer um sistema de abastecimento amplo e confiável.
Os participantes do encontro vão redigir uma carta de princípios em que se comprometem a unir esforços para promover o uso eficiente da água junto à comunidade, à indústria e à agricultura. O documento será entregue à ministra do Meio Ambiente, Marina Silva. Apresentações da cantora Maria Bethânia e do balé do Teatro Guairá no início da noite encerram as celebrações do Dia Mundial da Água, nas Cataratas do Iguaçu.
Instituído por recomendação da Conferência sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento do Rio de Janeiro, a Rio-92, o Dia Mundial da Água existe para chamar a atenção da humanidade para a importância da água. Neste ano, o tema das comemorações é “Lidar com a escassez de água”. Todos os países integrantes da ONU discutem o tema nesta data. Para as Nações Unidas, embora detenha 12% das reservas de água doce do mundo, ainda assim o Brasil está sujeito ao desabastecimento, devido à poluição dos rios e à má distribuição geográfica dos recursos hídricos.