Vencedores do 21º Prêmio de C&T agraciados em Londrina 06/11/2007 - 18:00

Os seis agraciados com o 21º Prêmio Paranaense de Ciência e Tecnologia receberam a honraria das mãos da secretária de Estado Lygia Pupatto, da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, na noite desta terça-feira, 06, em Londrina. O diploma e o valor correspondente à premiação foram entregues durante a solenidade de abertura do I Encontro Estadual de Ciência e Tecnologia da SETI, no Cine Com-Tour. 
O prêmio é um reconhecimento e estímulo a pesquisadores que prestam relevantes contribuições aos campos da ciência e da tecnologia paranaense. Concedido anualmente pela secretaria, o prêmio contemplou neste ano as áreas das Ciências Exatas e da Terra e da Saúde. Além de pesquisadores extensionistas e pesquisadores cientistas também concorreram estudantes da graduação. 
Para pesquisadora-extensionista e vencedora do prêmio, Cicilian Salvi, a valorização da extensão no prêmio é extremamente inovadora. "Além de o prêmio ser a valorização de toda a minha vida desde do tempo de estudante, é um incentivo a extensão universitária" afirmou. 
O estudante vencedor do prêmio, Eduardo Lucar Konrad Burin, destacou a importância do trabalho que vem sendo feito pelos seus professores e orientadores durante a sua graduação. "Alguns professores me incentivarem a utilizar a ciência para fazer algo de bom para humanidade, e agora vejo esse prêmio como mais um incentivo para continuar", disse o estudante. 
 Os vencedores do prêmio receberam o equivalente a uma vez e meia do valor do vencimento do professor titular em regime de dedicação exclusiva, incluindo a gratificação de incentivo à titularidade de doutor, da carreira do magistério público do ensino superior do Paraná, destinado a custear evento científico internacional de livre escolha dos vencedores. Ao todo, inscreveram-se 17 candidatos, representando diferentes instituições de ensino e pesquisa. Eles foram julgados por uma comissão composta de cinco pesquisadores de cada uma das áreas definidas, escolhidos e convidados pela Coordenadoria de Ciência e Tecnologia da Seti. 
 Vencedores
Na área Ciências da Saúde, categoria Pesquisador Cientista, foi agraciado com o 1º lugar o doutor Nelson Augusto Rosário Filho, da Universidade Federal do Paraná – UFPR. Nelson Augusto Rosário Filho concluiu o doutorado em Saúde da Criança e do Adolescente pela Universidade Estadual de Campinas em 1994. Atualmente é professor titular da Universidade Federal do Paraná. Publicou 139 artigos em periódicos especializados e 253 trabalhos em anais de eventos. Possui 19 capítulos de livros e 2 livros publicados. Possui 11 itens de produção técnica. Participou de 27 eventos no exterior e 140 no Brasil. Orientou 15 dissertações de mestrado e co-orientou 2, orientou 1 tese de doutorado na área de Medicina. Recebeu 7 prêmios e homenagens. Atua na área de Medicina, com ênfase em Alergologia e Imunologia Clínica. Em suas atividades profissionais interagiu com 428 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos.
Na categoria Pesquisador Extensionista, conquistou o 1º lugar a professora Rosilda Aparecida Kovaliczn, da Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG. Rosilda Aparecida Kovaliczn concluiu o mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa em 1999. Atualmente é professora assistente da Universidade Estadual de Ponta Grossa e membro da Revista Conexão UEPG. Publicou 10 artigos em periódicos especializados e 46 trabalhos em anais de eventos. Possui 6 capítulos de livros e 3 livros publicados. Possui 2 produtos tecnológicos registrados, 1 software registrado e outros 15 itens de produção técnica. Participou de 13 eventos no Brasil. Orientou um trabalho de conclusão de curso nas áreas de Educação, Parasitologia e Saúde Coletiva. Entre 1997 e 2006, coordenou 10 projetos de pesquisa. Atualmente coordena um projeto de pesquisa. Atua na área de Parasitologia, com ênfase em Parasitologia Humana. Em suas atividades profissionais interagiu com 93 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos 

Na categoria Estudante, conquistou o 1º lugar Glauco Bernez Pignata Cattai, aluno daUniversidade Estadual de Maringá – UEM. Glauco Barnez Pignata Cattai é aluno do 4º ano curso de Educação Física da Universidade Estadual de Maringá – UEM, atuante do projeto de pesquisa Recreação na promoção da qualidade de vida em pacientes crônicos. Apresentou participação decisiva na produção inovadora em termos de metodologia para rotina de exercício destinada a pacientes durante a hemodiálise. Em 2006 e 2007, publicou artigos em periódicos na língua portuguesa e inglesa. Participou em projetos de Saúde, recreação Hospitalar, Iniciação Científica, Promoção da Saúde e projeto de Extensão "Caravana do Lazer em município de pequeno porte do Norte-Noroeste do Paraná".
Na área de Ciências Exatas e da Terra, categoria Pesquisador Cientista, conquistou o 1º lugaro professor doutor Antonio Sálvio Mangrich, da Universidade Federal do Paraná – UFPR. Antonio Sálvio Mangrich é licenciado e bacharel em Química pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1970). Mestre e doutor em Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1983). Atualmente é o presidente da Sociedade Brasileira de Química e professor titular sênior da Universidade Federal do Paraná. Foi assessor da Secretaria de Ciências, Tecnologia e Ensino Superior do Estado do Paraná, Coordenador do Comitê de Química da Fundação Araucária, membro convidado do Comitê de Química do CNPq e membro do Comitê de Química da CAPES. Tem experiência em Química Inorgânica, com ênfase nos seguintes temas: espectroscopia de EPR; química do solo; química de fertilizantes; química ambiental. É consultor da Petrobras para o projeto Xisto Agrícola, que, através da Embrapa e do IAPAR, desenvolve a aplicação de sub-produtos da industrialização do xisto na agricultura. Neste projeto procura-se inovar na área de insumos agrícolas visando ganhos econômicos e ambientais. É autor de patentes de fertilizantes de liberação lenta de nitrogênio e potássio. 
Na área de Ciências Exatas e da Terra, categoria Pesquisador Extensionista, conquistou o 1º lugar o professor doutor Profº Drº Cicilian Salvi, da Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG. Cicilian Luiza LOWEN SAHR concluiu o doutorado em Geografia Humana na Universitat Tuebingen (Eberhard-Karls) em 1998. Atualmente é professora associada da Universidade Estadual de Ponta Grossa, sem enquadramento da Universidade Federal do Paraná, membro do Terr@Plural e membro da Emancipacão (UEPG). Publicou 11 artigos em periódicos especializados e 158 trabalhos em anais de eventos. Possui 4 capítulos de livros e 3 livros publicados. Possui 45 itens de produção técnica. Participou de 26 eventos no Brasil. Orientou 13 dissertações de mestrado, além de ter orientado 11 trabalhos de iniciação científica e 14 trabalhos de conclusão de curso nas áreas de Geografia, Planejamento Urbano e Regional e Turismo. Entre 1999 e 2004, coordenou 4 projetos de pesquisa. 
Atualmente coordena um projeto de pesquisa. Atua na área de Planejamento Urbano e Regional. Em suas atividades profissionais interagiu com 90 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos.
Na área de Ciências Exatas e da Terra, categoria Estudante, venceu em 1º lugar Eduardo Lucar Konrad Burin, da Universidade do Oeste do Paraná - UNIOESTE. Eduardo Lucar Konrad Burin é aluno do 5º ano do curso de Engenharia Mecânica, do Centro de Engenharias e Ciências Exatas da Universidade Estadual do Centro Oeste do Paraná – CECE – UNIOESTE/Foz do Iguaçu. Iniciou na modalidade de iniciação científica do LABI há 3 anos, atuando diretamente em uma das linhas do laboratório de pesquisa na área de estudos do comportamento físico-mecânico de materiais biológicos com propriedades viscoelástica não linear (equacionamento de processos biológicos – cicatrização intestinal). Sua área de atuação é na Bioengenharia. Concluiu estágio no Centro de Engenharias e Ciências Exatas, Laboratório de Materiais e no Centro de Engenharias e Ciências Exatas, Laboratório de Bioinformática. Produção em Comunicações e Resumos publicados em Anais de Congressos ou Periódicos.