Após acordo, movimento estudantil desocupa Reitoria da UEPG 24/10/2016 - 10:22

A administração da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e o Comando da Greve Estudantil fecharam um acordo para a desocupação do prédio da Reitoria (Campus Uvaranas), ocupado pelos estudantes desde 19 de outubro. A desocupação do prédio administrativo da instituição ocorreu na manhã de sábado (22), com os estudantes transferindo-se para o Centro de Convivência, também no Campus Uvaranas. Nesta segunda-feira (24) será aberta uma negociação paritária para tratar dos oito pontos da carda de demandas dos estudantes.

O acordo entre Reitoria e estudantes foi selado no final da tarde de sexta-feira (21), em reunião da qual participaram o reitor Carlos Luciano Sant’Ana Vargas, a vice-reitora Gisele Alves de Sá Quimelli, o pró-reitor de Graduação, Miguel Archanjo de Freitas Júnior, o prefeito do campus, Ítalo Sérgio Grande, uma comissão de negociação dos estudantes e representantes do Sinduepg (Seção Sindical dos Docentes da UEPG). A reunião de negociação foi solicitada pelo comando de greve após a divulgação da concessão da liminar de reintegração de posse do prédio da Reitoria, concedida pela juíza Jurema Carolina da Silveira Gomes, da 1ª Vara da Fazenda Pública de Ponta Grossa.

O reitor Luciano Vargas e servidores da instituição, acompanhados por representantes do movimento estudantil, fizeram uma vistoria do prédio da Reitoria, havendo o compromisso dos estudantes de reparação de pequenos danos causados durante a ocupação.

Nesta segunda-feira (24), as atividades no prédio da Reitoria voltam à normalidade, sendo retomadas as atividades administrativas essenciais, para que a instituição continue funcionando, mesmo em período de greve. Serviços que estavam alocados no Centro de Convivência serão remanejados para outros locais (ainda não definidos), até que se encerrem as negociações entre a instituição e o movimento estudantil e o local seja liberado.