Após validação do diploma, professores da Vizivali são nomeados por Richa 17/02/2014 - 16:18

VizivalliO governador Beto Richa concluiu nesta segunda-feira (17) a solução para o problema de 130 professores e pedagogos que se formaram pela Faculdade Vizinhança Vale do Iguaçu (Vizivali). Os profissionais haviam sido aprovados em concurso realizado pelo Estado em 2007, mas que não puderam ser nomeados na época porque os diplomas Vizivali não tinha reconhecimento. Por meio da complementação para graduação em nível superior para ex-alunos Vizivali, oferecida pelo Governo do Paraná por meio das universidades estaduais, os professores concursados ingressam na carreira do magistério estadual.

A nomeação foi assinada pelo governador em solenidade realizada no Palácio Iguaçu, junto com o vice-governador e secretário estadual da Educação, Flávio Arns, e com a presença do secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Carlos Gomes; do presidente da Assembleia legislativa do Paraná, deputado Valdir Rossoni, e dos professores nomeados. No mesmo ato, Richa lançou a segunda fase do programa Brigada Escolar e entregou certificados do Corpo de Bombeiros para escolas.

“Estamos concluindo a questão de uma dívida histórica com estes profissionais da educação. Reforçamos o nosso posicionamento de dedicar prioridade total à educação, com a valorização dos docentes e melhoria da qualidade do ensino”, afirmou Beto Richa. “Regularizamos a situação e restauramos a dignidade de mais de 20 mil profissionais da educação, entre eles esses 130 professores que passaram no concurso e não podiam assumir sua vaga. O esforço do governo foi para corrigir essa injustiça”, disse o governador.

O professor Joelmo Rosa, que passou em primeiro lugar na classificação geral do concurso em 2007, disse que estes últimos anos foi um período complicado, que muitos profissionais aprovados e que não puderam assumir o cargo na época do concurso passaram por constrangimentos. “A solução chegou nesta atual gestão e hoje estamos aqui para assumir a nossa vaga. Começamos hoje uma vida nova. A partir de hoje faço parte do quadro de servidores do Estado do Paraná”, destacou Rosa.

“É uma sensação de justiça feita e de alívio. Sinto-me gratificada em agora poder exercer o meu trabalho como concursada do Estado”, afirmou professora da educação especial, Solange do Nascimento.

O vice-governador Flávio Arns afirmou que os novos servidores representam reforço, principalmente na área da pedagogia, e que atuarão na formação de alunos de todos os níveis escolares. “São profissionais que, a partir de hoje, terão carreiras como servidores estaduais e contribuirão para a formação de jovens paranaenses”, destacou.

Arns ressaltou, ainda, que todas as pendências dos profissionais formados pela Vizivali estão sendo solucionadas pelo Governo do Estado, em parceria com as Universidades Estaduais e entidades do setor.

NOMEADOS - No grupo de nomeados estão professores da educação especial e pedagogos que tomarão posse nos Núcleos Regionais de Educação de Maringá, Umuarama, Pato Branco, Ponta Grossa, Telêmaco Borba, Toledo, União da Vitória, Wenceslau Braz, Curitiba, regiões metropolitanas de Curitiba e de Cascavel, Ivaipoirã, Londrina, Jacarezinho, Ibaiti, Pitanga, Campo Mourão, Laranjeiras do Sul, Loanda, Paranaguá, Francisco Beltrão, Apucarana, Irati, Dois Vizinhos, Paranavaí e Cianorte.

O curso de complementação para em nível superior foi oferecido aos alunos por universidades estaduais em 47 polos de educação à distância, que fazem parte da Universidade Aberta do Brasil (UAB). São elas as universidades estaduais Ponta Grossa, de Maringá, de Londrina e do Centro-Oeste (Unicentro). As formaturas dessas turmas aconteceram entre abril e junho de 2013, de forma descentralizada, em diversos municípios do Paraná.

Em todas as etapas de regularização o Governo do Paraná contou com apoio das Universidades Estaduais do Paraná, além de órgãos de controle, como o Tribunal de Contas do Estado e outros.

Participaram da solenidade de nomeação dos professores o secretário estadual da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul, Horário Monteschio (em exercício); o assessor especial de Assuntos Fundiários, Hamilton Serighelli; o líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Ademar Traiano; os deputados estaduais Duílio Genari e Rose Litro, além de chefes dos núcleos regionais de educação, diretores de escolas e professores.