Após validação do diploma, professores da Vizivali são nomeados por Richa 17/02/2014 - 16:18
.jpg)
A nomeação foi assinada pelo governador em solenidade realizada no Palácio Iguaçu, junto com o vice-governador e secretário estadual da Educação, Flávio Arns, e com a presença do secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Carlos Gomes; do presidente da Assembleia legislativa do Paraná, deputado Valdir Rossoni, e dos professores nomeados. No mesmo ato, Richa lançou a segunda fase do programa Brigada Escolar e entregou certificados do Corpo de Bombeiros para escolas.
“Estamos concluindo a questão de uma dívida histórica com estes profissionais da educação. Reforçamos o nosso posicionamento de dedicar prioridade total à educação, com a valorização dos docentes e melhoria da qualidade do ensino”, afirmou Beto Richa. “Regularizamos a situação e restauramos a dignidade de mais de 20 mil profissionais da educação, entre eles esses 130 professores que passaram no concurso e não podiam assumir sua vaga. O esforço do governo foi para corrigir essa injustiça”, disse o governador.
O professor Joelmo Rosa, que passou em primeiro lugar na classificação geral do concurso em 2007, disse que estes últimos anos foi um período complicado, que muitos profissionais aprovados e que não puderam assumir o cargo na época do concurso passaram por constrangimentos. “A solução chegou nesta atual gestão e hoje estamos aqui para assumir a nossa vaga. Começamos hoje uma vida nova. A partir de hoje faço parte do quadro de servidores do Estado do Paraná”, destacou Rosa.
“É uma sensação de justiça feita e de alívio. Sinto-me gratificada em agora poder exercer o meu trabalho como concursada do Estado”, afirmou professora da educação especial, Solange do Nascimento.
O vice-governador Flávio Arns afirmou que os novos servidores representam reforço, principalmente na área da pedagogia, e que atuarão na formação de alunos de todos os níveis escolares. “São profissionais que, a partir de hoje, terão carreiras como servidores estaduais e contribuirão para a formação de jovens paranaenses”, destacou.
Arns ressaltou, ainda, que todas as pendências dos profissionais formados pela Vizivali estão sendo solucionadas pelo Governo do Estado, em parceria com as Universidades Estaduais e entidades do setor.
NOMEADOS - No grupo de nomeados estão professores da educação especial e pedagogos que tomarão posse nos Núcleos Regionais de Educação de Maringá, Umuarama, Pato Branco, Ponta Grossa, Telêmaco Borba, Toledo, União da Vitória, Wenceslau Braz, Curitiba, regiões metropolitanas de Curitiba e de Cascavel, Ivaipoirã, Londrina, Jacarezinho, Ibaiti, Pitanga, Campo Mourão, Laranjeiras do Sul, Loanda, Paranaguá, Francisco Beltrão, Apucarana, Irati, Dois Vizinhos, Paranavaí e Cianorte.
O curso de complementação para em nível superior foi oferecido aos alunos por universidades estaduais em 47 polos de educação à distância, que fazem parte da Universidade Aberta do Brasil (UAB). São elas as universidades estaduais Ponta Grossa, de Maringá, de Londrina e do Centro-Oeste (Unicentro). As formaturas dessas turmas aconteceram entre abril e junho de 2013, de forma descentralizada, em diversos municípios do Paraná.
Em todas as etapas de regularização o Governo do Paraná contou com apoio das Universidades Estaduais do Paraná, além de órgãos de controle, como o Tribunal de Contas do Estado e outros.
Participaram da solenidade de nomeação dos professores o secretário estadual da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul, Horário Monteschio (em exercício); o assessor especial de Assuntos Fundiários, Hamilton Serighelli; o líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Ademar Traiano; os deputados estaduais Duílio Genari e Rose Litro, além de chefes dos núcleos regionais de educação, diretores de escolas e professores.