Assinada ata de pilotagem que mantém parceria entre Seti e região de Rhône-Alpes 19/05/2009 - 18:12

Nesta terça-feira (19/05), o governador Roberto Requião e o presidente da província francesa de Rhône-Alpes, Jean-Jacques Queyranne, assinaram a Ata de Pilotagem Paraná-Rônhe-Alpes para o biênio 2009-2011. Os acordos de cooperação entre os dois estados iniciaram em outubro de 2005 e, desde então, têm proporcionado resultados interessantes a diversos segmentos da economia e da sociedade.
A secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), Lygia Lumina Pupatto,  relatou que o intercâmbio entre a Seti e a região de Rhône-Alpes vai muito bem. “Desde que assinamos os protocolos de cooperação, já realizamos três reuniões para a área de Ciência & Tecnologia. Na última, que aconteceu em dezembro do ano passado em Lyon, falamos sobre o papel social das universidades, o que chamamos de extensão universitária e o Programa Universidade Sem Fronteiras”, disse.
Para o presidente do Escritório de Representação Internacional da Região Rhône-Alpes, Daniel Gouffé, a cooperação para os próximos dois anos deve trazer desenvolvimento ao Paraná. “Espero que possamos trabalhar junto aos clusters e saber quais as reais necessidades do Paraná. Que possamos trazer a nossa expertise sobre o assunto e desenvolver as pequenas e médias empresas”, citou.
A secretária Lygia ainda lembrou as experiências bem-sucedidadas com aquela região, como a Escola Tecnológica de Leites e Queijos dos Campos Gerais, localizada na cidade de Castro. “No último sábado, realizamos a aula inaugural do curso de extensão em Fabricação de Queijos. Para a nossa surpresa, o curso teve 125 inscritos, frente às 30 vagas disponíveis. Isso comprova a grande demanda que temos nesse setor”, afirmou.
Fruto da cooperação entre a Seti e a província de Rhône-Alpes, conhecida pela qualidade de seus queijos, a Escola oferta cursos em leites e queijos em uma importante Bacia Leiteira do Estado. “O paladar do brasileiro está mudando e os queijos maturados estão sendo mais apreciados. Logo, a tendência é o aumento da diversidade e do consumo. Assim, profissionais qualificados certamente encontrarão trabalho e poderão diversificar seus produtos”, ressalta o coordenador do curso de extensão da Escola e professor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) Alessandro Nogueira.
Intercâmbio
Como parte do termo de cooperação, a França está selecionando 50 alunos das universidades francesas que deverão permanecer no Brasil durante seis meses. O objetivo é que os alunos acompanhem o Universidade Sem Fronteiras, maior ação de extensão universitária no país. Outras parcerias previstas para a área de ciência, tecnologia e ensino superior são a mobilidade acadêmica (entre alunos da graduação), o intercâmbio entre pesquisadores, a qualificação de professores (mestrado, doutorado e pós-doutores) e a cooperação em áreas temáticas (biodiesel e energia solar, por exemplo).
Em outubro deste ano, o 3º Encontro Estadual de Ciência e Tecnologia, realizado de 5 a 9 de outubro na Universidade Estadual de Maringá (UEM) e organizado pela Seti, terá como tema “O ano da França no Brasil”. Além de um programação com a presença de representantes da região de Rhône-Alpes, o Encontro debaterá a Economia do Conhecimento (termo bastante difundido na Europa), a extensão universitária e o programa Universidade Sem Fronteiras.
Rhône-Alpes é a segunda maior região da França, com um PIB 3,5 vezes superior ao PIB médio das demais regiões européias. É composta por oito departamentos (Ain, Ardèche, Drôme, Isère, Loire, Rhône, Savoie e Haute-Savoie) 5,8 milhões de habitantes e uma poderosa economia, que inclui inúmeras indústrias agroalimentares e uma gastronomia fabulosa. A região conta com nove universidades e cerca de 230 mil estudantes.
Retrospectiva
Em novembro de 2008, a Seti e as Instituições Estaduais de Ensino Superior também assinaram o protocolo “Acordo no Domínio Cientifico e Universitário entre o Estado do Paraná e a região de Rhône-Alpes”. O objetivo foi estabelecer cooperações nos domínios do ensino superior, da pesquisa e da tecnologia, a fim de reforçar o desenvolvimento econômico, social e cultural das regiões.
O programa de cooperação abordou três principais temas para o desenvolvimento regional de Rhône-Alpes e o Paraná: o meio ambiente e desenvolvimento sustentável em uma abordagem multidisciplinar, principalmente no que diz respeito ao orçamento urbano e à gestão de qualidade das águas; energias renováveis, principalmente energia solar e biomassa; ciências do vivo e as biotecnologias aplicadas à saúde e à agricultura.