Capes aprova cursos de doutorado da UEPG 23/09/2008 - 16:46

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), vinculada ao Ministério da Educação (MEC), aprovou dois novos cursos de doutorado nas áreas de Odontologia e Física na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), que integra o sistema estadual de ensino superior coordenado pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti). Estes são os primeiros cursos de doutorado da universidade, sendo que o curso de doutorado em Odontologia é o primeiro dessa área nas Instituições Públicas de Ensino Superior (IES) do Paraná.
Os dois novos cursos iniciarão em 2009. Para o credenciamento e autorização do curso, a Capes visita a instituição para conhecer sua infra-estrutura física, de laboratórios e equipamentos, além do projeto pedagógico. O modelo de avaliação da Capes é um dos mais rigorosos, conhecido internacionalmente.
O reitor da UEPG, João Carlos Gomes, levou a notícia pessoalmente à secretária de Estado Lygia Pupatto, da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, que comemorou a notícia ao saber que mais um vez as universidades estaduais se destacam no cenário nacional. “Esses resultados fazem parte de um programa de governo para a verticalização do ensino superior, de incentivo aos cursos de pós-graduação”, afirmou a secretária.
Lygia também destacou o papel fundamental da Fundação Araucária, instituição de apoio ao desenvolvimento científico e tecnológico do Paraná que integra o sistema Seti. A Fundação Araucária tem um Programa de Auxílio à pós-graduação Stricto Sensu, que proporciona às instituições auxílio financeiro aos cursos ofertados no Estado, com prioridade àqueles que integram o sistema público estadual de ensino superior. O auxílio financeiro aos cursos de mestrado e doutorado visa à melhoria da qualificação dos quadros de docentes e de pesquisadores do Estado do Paraná.
Como parte deste Programa de Verticalização do Ensino Superior Público do Estado, a Fundação Araucária já lançou e estão em execução os seguintes programas: Bolsas a Pesquisador Visitante; Bolsas para alunos de Mestrado e Doutorado, Bolsas Produtividade em Pesquisa; Apoio à Pós-Graduação Stricto Sensu Interinstitucional.
Para o reitor João Carlos Gomes, todos os resultados alcançados pela universidade devem-se aos investimentos realizados pelo Governo do Estado por meio da Seti. “Os investimentos em infra-estrutura e a contratação de professores nos últimos dois anos viabilizaram a criação e implantação dos cursos de doutorado”, destacou o reitor.