Cine Fecilcam leva cultura a comunidades carentes do Paraná 04/09/2012 - 13:00

O Cine Fecilcam, projeto de cinema itinerante realizado pela Universidade Estadual do Paraná (Unespar/Fecilcam), começou a segunda fase de atuação percorrendo os Centros de Integração de Campo Mourão. Financiado pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), por meio do programa Universidade Sem Fronteiras (USF), o projeto trabalha pela aproximação da comunidade e supre a falta de salas de cinema e outras opções culturais especialmente para a população de baixa renda.

“As secretarias da Educação e da Cultura foram grandes parceiras na primeira edição, realizada até junho. Agora, com a participação da Secretaria de Ação Social, temos como ampliar o alcance e melhorar as relações da universidade com a sociedade”, comenta a coordenadora do projeto, professora Áurea Andrade Viana Andrade.

As exibições são realizadas em praças públicas, escolas, comunidades rurais dos municípios que integram a Comcam. A ideia surgiu após diagnóstico que apontou a falta de aparelhos culturais na região da Comcam. O levantamento identificou somente uma sala de cinema e com base na Agência Nacional de Cinema (Ancine), o ideal é uma sala de cinema a cada 30 mil habitantes.

Os filmes exibidos variam de acordo com o acervo e o que a comunidade atendida escolhe antecipadamente. No acervo estão disponibilizados 500 curtas metragens produzidos por alunos da periferia de São Paulo e região, e 22 filmes de diferentes temáticas, 40 documentários e outros 32 filmes do Mazzaropi que integram o Projeto Mazzaropi - uma ação dentro do Cine Fecilcam.

NOVIDADE – O projeto, chamado “Ações locais de desenvolvimento integrado: transferência de difusão de tecnologia geradas por projetos apoiados com recursos do Fundo Paraná”, recebe recursos do fundo e da Fundação Araucária, usada na aquisição de equipamentos como uma Van, som, projetor, tela, cadeiras, armações, custeio e pagamento de 6 bolsistas (2 graduados e 4 graduandos).

Agora em setembro, estão programadas apresentações do Cine Fecilcam nos centros do Jardim Primavera (quarta-feira, dia 5), no Centro Social Urbano do Jardim Laura, no dia 13; e no Jardim Aeroporto, no dia 14.

Ampliando as atividades que desenvolve, para esta edição a coordenação do Cine Fecilcam planeja a oferta de oficinas. A intenção é que sejam realizados encontros semanais envolvendo estudantes e jovens em geral para discussão de documentários e filmes nacionais. “Os participantes assistirão as produções e na sequência abriremos espaço para debates. Num próximo momento, buscaremos formas de incentivar e produzir documentários com os jovens”, expõe Áurea.