Começa curso de extensão em Fabricação de Queijos na UEPG 18/05/2009 - 15:00

A secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), Lygia Lumina Pupatto, participou no último sábado (16/05) da abertura do curso de extensão em Fabricação de Queijos, viabilizado pelo departamento de Engenharia de Alimentos da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e pela Escola Tecnológica de Leites e Queijos dos Campos Gerais. O curso é resultado de uma cooperação entre o governo do Paraná, através da Seti, e a província francesa de Rhône-Alpes.
De acordo com a secretária Lygia, o curso de extensão vem ao encontro das metas implantadas pela política estadual de apoio à pecuária leiteira, tendo em vista, principalmente, o fortalecimento da cadeia produtiva do leite no Estado. Também estiveram presentes no evento o presidente do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), Aldair Tarcísio Rizzi, e o reitor da UEPG, professor João Carlos Gomes.
Destacando temas voltados à fabricação de queijos finos europeus com ênfase em queijos franceses, o programa se volta para participantes que já trabalham com produção leiteira. Essa metodologia foi implantada em busca de aperfeiçoamento profissional, como destacou o coordenador do curso, professor Alessandro Nogueira, que participou de um estágio técnico de um mês, na região francesa de Rhône-Alpes, para implantar as tecnologias de produção de queijos no Paraná.
Com aulas ministradas quinzenalmente, sempre nos fins de semana, o curso tem carga horária de 112 horas/aula, divididas em sete módulos (dois fins de semana por módulo). A procura para preencher as 30 vagas oferecidas para a primeira turma foi de 125 candidatos de 22 municípios diferentes.
De acordo com o vice-coordenador do curso, professor Ivo Mottin Demiate, a expectativa é que a universidade estreite as parcerias com a iniciativa privada, uma vez que já está disponível uma infraestrutura adequada para a produção em escala média de produtos lácteos. “Nós já conseguimos uma interação com a comunidade regional, agora o desafio é transformar isso em uma rede de parcerias com as indústrias da área”, afirma Demiate.
Nos módulos do curso, os participantes vão se envolver com temas como a bioquímica do leite e análises físico-químicas, práticas de fabricação de queijos frescos, processamento de queijos de massa dura, processamento de queijos de massa semidura, análises microbiológicas, sanitização da indústria de laticínios, processamento de queijos de massa mole, queijo de cabra, queijos azuis, queijos processados, análise sensorial de queijos e derivados, instalação de queijaria, legislação, tratamento de resíduos da indústria queijeiras – bebidas lácteas - e embalagens.