Coordenadora do USF acompanha ações de programas de extensão 01/11/2017 - 18:00

foto
No fim do mês de outubro, a coordenadora do Universidade Sem Fronteiras (USF), Sandra Cristina Ferreira, visitou 10 projetos desenvolvidos na região Noroeste. Eles estão nas áreas de abrangência da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), câmpus de Campo Mourão, e da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Por meio das visitas foi possível acompanhar o desenvolvimento das ações extensionistas do programa e verificar os resultados alcançados até o momento, explica Sandra. “Podemos analisar se o trabalho proposto pelo programa está transformando a realidade da população. Também, com as visitas, podemos visualizar a riqueza de cada projeto e a sua importância para o Paraná”.

Um dos programas visitados foi o Capacitação de Jovens Aprendizes para o Desenvolvimento de Produtos de Joalheria e Acessórios. Na ocasião a coordenadora participou de um dia de atividades com as crianças, com cursos de música, desenvolvimento de produtos de joalheria e entre outras ações.

A coordenadora acompanhou os atendimentos odontológicos prestados para as crianças de escolas de Marialva e Sarandi. O Projeto Sorrir com Saúde atua em escolas municipais para orientar técnicas que valorizem a saúde bucal.

Para Sandra, as visitas permitem estreitar os laços entre as partes envolvidas. “O contato direto com o campo no qual os projetos estão sendo desenvolvidos, juntamente com as pessoas que são beneficiadas, amplia e promove o diálogo entre o Estado, os municípios e as universidades”.

Atualmente, o USF desenvolve 85 programas, alcançando cerca de 290 municípios. As áreas que recebem apoio são; agricultura familiar e agroecologia; educação; inclusão de direitos sociais; inovação e diversidade; e promoção à saúde. Criado em 2007, o objetivo do USF é fomentar o desenvolvimento humano, principalmente nas regiões mais carentes.

foto

Os projetos visitados:

- Apoio a Cooperativa dos Agricultores Familiares de Nova Tebas (Coopertebas), com Diversificação da Pequena Propriedade e Fortalecimento do Associativismo: O projeto é desenvolvido pela Unespar, câmpus de Campo Mourão, e busca aumentar a diversidade e produção de hortas familiares, com o incentivo de práticas sustentáveis.

- Projeto Sanear: Por meio da Unespar, câmpus de Campo Mourão, o programa visa auxiliar os pequenos produtores com a confecção de filtros de água potável de baixo custo para suas terras.

- Desenvolvimento Cultural Por Meio da Arte: Coordenado pela UEM, o projeto fomenta o acesso e desenvolvimento da arte e da cultura local.

- Núcleo Maria da Penha (Numape): O núcleo presta assistência jurídica gratuita, orientações e encaminhamentos para mulheres vítimas de violência doméstica.

- Núcleo de Estudos e Defesa de Direitos da Infância e da Juventude (Neddij): Auxilia, juridicamente e psicologicamente, crianças e adolescentes em situação de risco e/ou vulnerabilidade social.

- Projeto Sorrir com Saúde em Marialva e Sarandi: a Importância da Aquisição de Hábitos Saudáveis na Infância: Com apoio da UEM, o programa ensina cuidados com a higiene bucal no ensino fundamental.

- Impactos do Cultivo da Uva na Saúde do Trabalhador e na Qualidade da Água em Propriedades do Município de Marialva: Desenvolvido pela UEM, ele avalia os impactos ambientais das plantações de uva e contribui para disseminação dos cuidados e perigos na produção da fruta.

- Capacitação de Jovens Aprendizes para Desenvolvimento de Produtos de Joalheria e Acessórios: O programa da UEM busca, por meio do desenvolvimento cultural, auxiliar jovens em situação de vulnerabilidade.

- A Geografia das Lutas no Campo: Apoio à Manutenção da Rede de Agroecologia nos Assentamentos do Noroeste do Paraná. Um olhar para o Camponês como Guardião das Sementes Crioulas: Com apoio da UEM, o projeto visa a manutenção da rede de agroecologia do Noroeste do Paraná.

- Programa Bom Negócio Paraná (BNP): Contribui para o desenvolvimento econômico e social dos municípios, com a capacitação de micro e pequenos empresários.

foto
 
foto