Cresce parceria entre Paraná e Rhône-Alpes 14/11/2008 - 12:08

A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior – Seti e uma delegação de oito representantes da região de Rhône-Alpes, França, reunem- na próxima semana, em Curitiba, para dar continuidade às várias atividades que visam aprofundar as relações e a colaboração entre universidades, institutos de pesquisa e empresas francesas e paranaenses, e que já tem como resultados práticos, entre outros, a criação da primeira Escola Tecnológica de Leite e Queijos do Paraná. A escola funcionará em Castro, na região dos Campos Gerais, a maior bacia leiteira do Estado e uma das mais importantes do país, e terá recursos da ordem de R$ 1,5 milhão (Fundo Paraná).
Desta vez, segundo a Coordenação de Ciência e Tecnologia da Seti, estão previstos dois novos convênios, sendo um na área do relacionamento entre Universidades, Pesquisadores e Empresas, e outro na área da Economia do Conhecimento (clusters). “É uma parceria que cresce e se efetiva nos domínios do ensino superior, da pesquisa e da tecnologia”, afirma a coordenadora de Ciência e Tecnologia da Seti, Jackelyne Veneza. Outras ações previstas são a mobilidade acadêmica (entre alunos da graduação), o intercâmbio entre pesquisadores, a qualificação de professores (mestrado, doutorado e pós-doutores) e a cooperação em áreas temáticas (biodiesel e energia solar, por exemplo).
Rhône-Alpes estão é a segunda maior região da França, com um PIB 3,5 vezes superior ao PIB médio das demais regiões européias: são oito departamentos (Ain, Ardèche, Drôme, Isère, Loire, Rhône, Savoie e Haute-Savoie), 5,8 milhões de habitantes e uma poderosa economia, que inclui inúmeras indústrias agroalimentares e uma gastronomia fabulosa. A região conta com nove universidades e cerca de 230 mil estudantes.
Escola de Queijos
Fruto de um acordo de cooperação entre a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e a província francesa de Rhône-Alpes, conhecida pela qualidade de seus queijos, a escola vai ofertar cursos de especialização em leite e queijos e de extensão em fabricação de queijos. Já o mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos terá uma nova linha de pesquisa -- a de laticínios, com ênfase em queijos. As aulas do curso de extensão estarão sob coordenação do professor doutor Alessandro Nogueira, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).
“O paladar do brasileiro está mudando e os queijos maturados estão sendo mais apreciados. Logo, a tendência é o aumento da diversidade e do consumo. Assim, profissionais qualificados certamente encontrarão trabalho e poderão diversificar seus produtos”, afirma o professor. Segundo ele, serão implantadas e otimizadas tecnologias utilizadas por europeus, principalmente os franceses. Inicialmente, a escola vai priorizar os queijos que já têm aceitação dos consumidores, como parmesão, camembert, gorgonzola, emmental, brie, gouda, queijo de cabra e outros.
Programação
Na segunda, 17, na Sala dos Conselhos, no Cietep, haverá worshop sobre “Universidades, Pesquisa e Empresas”, com participação de professores e pesquisadores franceses e paranaenses. Na terça, na Universidade Estadual de Maringá (UEM), a delegação conhecerá os cursos de graduação e de pós-graduação e visitará os principais laboratórios da instituição, com a qual já realizou convênio (Universidade de Lyon 2).  Na quarta, 19, no Cietep, a secretária Lygia Pupatto fará palestra sobre o sistema estadual de ciência e tecnologia, seguida de apresentações sobre cada uma das suas vinculadas (Fundação Araucária, Instituto de Tecnologia do Paraná, Instituto Tecnológico Simepar e Fundo Paraná). Na quinta, a delegação visitará o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), na Cidade Industrial de Curitiba, e o Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento (Lactec), e assistirá apresentação cultural da Escola de Belas Artes do Paraná (Embap). Na sexta, 21, novamente na Sala dos Conselhos, no Cietep, o presidente do Conselho Regional Rhône-Alpes, Roger Fougères, apresentará o tema Economia do Conhecimento e o Projeto Arcus Brasil, relacionado à integração política e econômica com a América do Sul.